Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Valdermir Dias faz avaliação do trabalho da bancada de oposição na Câmara em 2021

Random image
Foto: Blog do Sena

As Sessões Ordinárias da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista em 2021 foram  finalizadas na quarta-feira (23). Em entrevista ao Blog do Sena, o vereador Valdemir Dias (PT), fez uma avaliação do trabalho da oposição na Casa.  

Para o vereador, o ano foi de muito trabalho, mas reconheceu que o número menor de vereadores da oposição  interfere nos resultados das votações dos projetos tanto do legislativo quanto do executivo. “Muito trabalho nas comissões, muitos requerimentos, indicações, muitos debates acalorados nesta casa e nós cumprimos nosso papel de oposição. Obviamente queríamos  que a oposição tivesse mais vereadores, nós perdemos vereadores para a situação que de certa forma, como tudo depende de votação, a gente perde muitas votações que do qual a gente não concorda, de alguns projetos”, contou. 

Valdemir afirmou que a oposição vem cumprindo o seu papel na Câmara e também fez uma avaliação do seu mandato. “Mas, nós estamos fazendo o nosso papel, de denúncias, nosso papel também de aconselhamentos, nós estamos fazendo o nosso papel de propor projetos e emendas, dentro de projetos não só desta casa, mas de projetos também que vem do executivo. Então eu acredito que foram mais de duzentos projetos analisados nas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final da qual eu faço parte. Então assim, a sensação é de dever cumprido e temos muito a fazer em 2022”, declarou. 

A bancada de oposição iniciou o ano de 2021 com 8 vereadores- Viviane Sampaio (PT), Valdemir Dias (PT), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Andreson Ribeiro (PCdoB), Ricardo Babão (PCdo B), Lucianos Gomes (PCdoB) e Chico Estrela (PTC). No entanto, no mês de maio o vereador do Partido Trabalhista Cristão deixou a Bancada para assumir a liderança do governo de Sheila Lemos (DEM).

Além disso, nos últimos projetos de leis de autoria do Executivo Municipal, como a implantação da “taxa do lixo” e da criação de 43 cargos comissionados, dois vereadores votaram a favor, um posicionamento contrário à bancada oposicionista; Foram eles. Ricardo Babão e Luciano Gomes. Apesar de descartar o enfraquecimento da oposição na Câmara, Valdemir reconheceu que os votos dos vereadores fazem falta e afirmou que cada mandato é individual. 

“Claro, que você não quer perder vereadores por aqui conta quórum, o que conta é voto. Obviamente, se você perde esses vereadores para a outra bancada, você perde nas votações dos projetos que a gente analisa e vê que é o correto está votando ou fazendo algum tipo de preposição. Então, nós não queríamos perder esses vereadores, mas cada um tem a sua individualidade, foram eleitos democraticamente”, declarou. 

Para 2022, Valdemir acredita que a Câmara de Vereadores terá muito trabalho. Serão discutidos o novo  Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a revisão da Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno do Legislativo. Além disso, serão revisados a quantidade de Moções realizadas na Casa.

“Eu fiz uma preposição na prestação de contas anual da  Câmara das moções, são muitas moções. Inclusive, fiz uma solicitação e coloquei uma opinião minha, do meu mandato, para proibir moções para cargos comissionados, porque a gente vê que é de obrigação dos cargos está cumprindo da melhor forma possível a sua atribuição no executivo e vamos reduzir também, a partir de 2022 essa questão de moções”, revelou. 

Segundo o vereador, também serão debatidas a situação do transporte público da cidade ,que segue sem ser executado em caráter emergencial, e os problemas dos serviços de saúde. Para ele, essa fiscalização é dever tanto dos vereadores da oposição quanto da situação.

“Nós esperamos muito trabalho, a questão do transporte público do nosso município, não foi resolvido, está se arrastando, então já se passou um ano do novo governo, agora do segundo mandato, e não se fala em licitação. Na área da saúde estamos vendo essa superlotação das UPAs e há muitas denúncias nesta casa do atendimento das Unidades de Saúde do nosso município que está deixando a desejar. E é papel da oposição, aliás, é papel da Casa toda porque a Câmara não é um puxadinho da Prefeitura, aqui não pode está dizendo amém para tudo, mesmo os vereadores de situação”, finalizou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também