Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

TV Uesb firma parcerias nacionais para nova temporada do UniverCiência

Random image

Com a proposta de aproximar a sociedade das pesquisas que ocorrem dentro das universidades públicas brasileiras, a TV Uesb lança, no próximo dia 22 de maio, às 10 horas, a segunda temporada do programa “UniverCiência”. A atração, pautada no jornalismo científico, possilitará, ao telespectador, o acesso ao universo científico por meio das telas.

Por compreender a importância da utilização dos meios de comunicação de massa, o professor Rubens Sampaio, diretor do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), acredita que levar conhecimento científico para sociedade é o dever da emissora, enquanto TV Educativa, sobretudo em tempos de negacionismo científico. “Entendemos que a televisão dá visibilidade aos temas que estão sendo pesquisados nas universidades, valoriza e agrega valor ao trabalho dos pesquisadores, ainda mais agora com os ataques que o ensino, a pesquisa e a extensão vêm sofrendo”, declarou.

Parceria na divulgação científica – Por acreditar na importância da alfabetização científica e na relevância que a ciência possui, a TV Uesb ampliou o alcance do programa e estabeleceu novas parcerias com TVs educativas e universidades públicas. A segunda temporada do programa conta com a participação de 17 Instituições de Ensino Superior Pública do Nordeste. De acordo Sampaio, “as universidades públicas nordestinas produzem muita ciência e não contavam com um eficiente e abrangente sistema de divulgação para chegar lá, na ponta, onde estão os principais beneficiados: a população”, analisou.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma dessas novas parceiras do projeto e exibirá suas pesquisas na nova edição do programa. Para esta edição, a Universidade irá produzir matérias que enfatizam a importância da produção científica a nível local e nacional. Hilca Honorato, representante da UFRN, considera que a parceria foi importante para estabelecer uma cooperação no campo da ciência. “Consideramos a promoção, a popularização e a difusão da ciência, pontos importantes para fortalecer a relação da comunidade acadêmica com a sociedade brasileira”, defendeu.

Os conteúdos que irão ao ar contam com a apresentação e edição final da equipe da TV Uesb, a partir de conteúdos produzidos pelas universidades do Nordeste. O programa vai ao ar todos os sábados, às 14h30, com reprises às segundas-feiras (20 horas) e às quartas-feiras (7h30). A atração pode ser conferida ainda pelo YouTube da emissora.

As produções da TV Uesb podem ser acompanhadas pelo canal 4.1 ou, ainda, pelo YouTube. Mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também