Após meses de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista volta aos trabalhos legislativos nesta sexta-feira (1). A primeira sessão ordinária do ano está prevista para acontecer a partir das 9h30. Além dos parlamentares, a solenidade, que ocorrerá no plenário da casa, contará com a presença da prefeita Sheila Lemos (União Brasil) e da população.
Em entrevista ao Blog do Sena nesta quinta-feira (1), o presidente da Câmara Hermínio Oliveira (Podemos) destacou a expectativa para iniciar os trabalhos. “Acaba o recesso dos vereadores amanhã, mas dentro do recesso é a época que o vereador mais visita as bases, a zona urbana e a zona rural. Então, amanhã é a primeira sessão do ano. É uma sessão solene onde a gente começa já a receber os projetos ali na Secretaria Geral para colocar em trâmite que a caixa de ressonância vai levar para as 17 comissões permanentes da Câmara, onde eles estudam, discutem e mandam lá para o plenário para votação”, disse Oliveira.
Além da execução do empréstimo de R$160 milhões do Finisa III realizado junto à Caixa Econômica Federal, o presidente da Câmara ressaltou que o ano já vai começar com discussões de projetos importantes como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) que se trata de um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana do município. Apesar de sua importância, a realização do PDDU no município está atrasado.
“Então, na próxima quarta feira já teremos vários projetos para tramitar na Câmara, inclusive o PDDU, que já está em discussão, o Plano Diretor Urbano, que vai dar um norte, que vai dar uma nova visibilidade à cidade, demarcar a cidade, o território para a expansão da cidade até o ano de 2040”, explicou Oliveira.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista espera casa cheia na primeira sessão do ano e fez um convite para a população. “É importante a presença da população. Gostaria de reforçar o convite para toda a população para participar dessa sessão, que será bem movimentada. Amanhã, se você tiver tempo, dê uma passadinha, passe aqui no plenário”, convidou Oliveira.
Esse será o último ano de trabalho da atual legislatura. Os 21 vereadores finalizarão o mandato iniciado em janeiro de 2021. Além disso, 2024 também é o ano das eleições municipais e muitos vereadores buscarão continuar na Câmara. Hermínio Oliveira é um deles e já lançou a pré-candidatura. Apesar disso, o presidente da Câmara ressalta que o ano será de muito trabalho na prática.
“É o último ano da minha gestão, o último ano dos vereadores em exercício. Então o debate vai ser muito bom esse ano e vai ser muito produtivo. Será um ano de muito trabalho. Eu acho que vai ter muitos projetos para serem colocados na prática. A questão é que aconteceram as chuvas aí dos 160 milhões, não podemos investir por causa da chuva, mas agora já está dando uma melhorada no tempo, já começou a operação tapa buraco. Eu estou rodando a cidade hoje e vendo a operação Tapa Buraco limpeza tá melhorando e a tendência é melhorar muito mais e colocar os R$160 milhões ali para os bairros Porto Seguro, Vila Marina, Jardim Guanabara, Conquistense, Bateias dois, Cidade Modelo, Avenida Brumado e outras obras que tem a seguir. Inclusive tem até emenda minha, que é parceira da Urbis VI”, disse Oliveira.