O governador Rui Costa estará em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (10). Além das assinaturas das ordens de serviço, o gestor também pretende visitar as obras da Barragem do Catolé.
Em entrevista à Rádio UP, nesta quinta-feira (9), Rui contou que as obras da barragem estão avançadas. “Amanhã eu quero ir lá visitar a obra da barragem do Catolé, uma obra que está bastante acelerada. Um investimento grande, são 166 milhões de reais que o Governo do Estado está aplicando e agora o barramento de concreto mesmo já está ficando visível, as obras estão bastante adiantadas, e o paredão de concreto já está subindo”, disse.
Segundo o governador, a Barragem do Catolé irá resolver o problema da escassez de água pelos próximos 70 anos em Conquista. “Logo, logo a gente deve ter essa barragem concluída para que a gente possa estufar o peito e dizer que em Conquista está resolvido o problema de água pelos próximos 60, 70 anos”, contou.
Em um vídeo que o Blog do Sena teve acesso é possível verificar que a as obras realmente estão adiantadas. A construção da Barragem do Catolé foi iniciada em setembro de 2019, no município de Barra do Choça. O objetivo é garantir a segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).
A nova barragem ficará a jusante (sentido do fluxo da água) da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria formando o Rio Catolé Grande e possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II. O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.
Veja o vídeo: