Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Rio Verruga, um patrimônio que volta a respirar

Ivan Cordeiro

Vitória da Conquista virou manchete negativa nacional em 2011, na gestão petista, quando um detalhado relatório da Fundação SOS Mata Atlântica apontou o Verruga como um dos rios mais poluídos do Brasil, dentre outras dezenas pesquisados naquele ano. Apesar da comoção geral causada pela triste revelação, o governo da época não moveu uma palha sequer em defesa do manancial, que nasce no Poço Escuro e percorre subterraneamente toda a cidade.

Mas o nosso rio já começa a respirar novamente, graças ao empenho de todo o governo do prefeito Herzem Gusmão, que abraçou o Verruga e está atuando em todas as frentes para evitar novas agressões, criando um cinturão verde para proteger suas margens e devolver a beleza de outrora. Já são meses de trabalho contínuo, tendo à frente a Secretaria de Meio Ambiente, para resgatar o maior patrimônio de Vitória da Conquista.

Em breve, toda a família conquistense poderá desfrutar de um Parque Ambiental que vai abrigar crianças, jovens e adultos, melhorando a qualidade de vida das pessoas e, principalmente, melhorando ambientalmente a cidade. Todo o trabalho vem sendo de forma discreta, assim como foi a edição do decreto que instituiu a criação do Parque Ambiental, desde o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão até o Anel Viário.

Os dados são alarmantes: 90% da bacia do Verruga já foi desmatada, 95% da mata ciliciar do rio já não existe. Por isso, com recursos próprios, a Prefeitura já plantou mais de 100 mudas de Ypês para reflorestar as margens do rio, na região da Avenida Bartolomeu de Gusmão, onde aflora à superfície. Depois virão as mudas frutíferas para edificação dos pomares públicos, além de outras espécies nativas de nossa da região, que melhor se adaptam ao clima e solo de Vitória da Conquista.

Além disso, toda a região às margens do Rio foi devidamente transformada em Área de Preservação Ambiental (APP) pelo prefeito Herzem Gusmão, que tem sido implacável na proibição de qualquer empreendimento que comprometa o trabalho de revitalização do Verruga. Exemplo disso foi o embargo à obra de um loteamento no vale do rio, e que não é um caso isolado de construção irregular na área ambientalmente protegida.

O prefeito Herzem Gusmão e sua equipe também estão focados no maior problema, que é a poluição, que ocorre desde a nascente e se expande por toda a estrutura do rio, que tem 79km de extensão e banha, além de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Itambé. Na região das avenidas Bartolomeu de Gusmão e Yolanda Fonseca, 90% de esgoto sem tratamento vai direto para o rio. Para piorar a situação, o governo anterior teve a insensibilidade de cimentar parte do Poço Escuro, nascente de nosso rio, construindo uma quadra no lugar, como sempre lembra o prefeito Herzem Gusmão.

O prefeito Herzem Gusmão também tem realizado esforços para comprometer a Embasa no processo de revitalização do Rio Verruga, de modo a identificar os autores das ligações de esgoto clandestinas que despejam esgoto no rio, inclusive interditando todas as ligações prejudiciais ao leito. Não falta compromisso do governo com o nosso rio, que agora volta, aos poucos, a respirar. O ideal agora é integrar toda a sociedade no processo de revitalização desse patrimônio.


Curta e Compartilhe.


Leia Também