Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Provavelmente em maio já vamos estar com o projeto aprovado”, declara Sheila sobre empréstimo internacional

Uma das apostas da prefeita Sheila Lemos para solucionar os problemas de pavimentação e drenagem em alguns bairros da cidade é o empréstimo internacional de US$ 71.440.000,00. O valor equivale a cerca de R$ 382 milhões e foi realizado junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Corporação Andina de Fomento (CAF).

O processo burocrático para a liberação do empréstimo está em curso e a expectativa é que seja aprovado em maio deste ano. A revelação foi feita pela prefeita, em entrevista exclusiva ao Blog do Sena. De acordo com a gestora, todos os documentos exigidos pelo CAF foram entregues ainda no ano de 2022, após aprovação da lei 2.593 pela Câmara de Vereadores, que autoriza o Município a obter empréstimo internacional para realização de obras de infraestrutura na cidade.

Agora, a empresa tem até três meses para finalizar o contrato que será enviado ao Ministério da Economia, em Brasília. O empréstimo depende da aprovação do Governo Federal para chegar aos cofres do munícipio. “Geralmente esses trâmites acontecem em um ano e meio. Nós fizemos tudo que foi possível para fazer dentro do ano de 2022, entregamos toda a documentação para CAF  no ano de 2022 e a CAF esteve em Vitória da Conquista em novembro. O banco tem, a partir de janeiro, três meses para a elaboração do contrato e logo depois vai para a parte no Ministério da Economia e para aval do Governo Federal. Mais ou menos uns 60 dias depois disso. Então nós estamos falando de maio, provavelmente em maio já vamos estar com o projeto aproado e com dinheiro em campo”, explicou.

O início do empréstimo foi realizado ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi apoiado pela prefeita nas eleições gerais de 2022. Agora, o empréstimo depende da aprovação do Governo Federal, hoje liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar das diferenças políticas, Sheila afirmou que acredita que o documento será aprovado.

“Assim que os contratos forem feitos pelo banco, eles passam pelo aval do Governo federal. E nós temos certeza que não vamos ter dificuldades alguma porque não é um empréstimo da prefeita Sheila Lemos, é um empréstimo de Vitória da Conquista e Vitória da Conquista tem capacidade de endividamento e não há porque não ter o aval da união”, explicou Lemos.

O valor do empréstimo será destinado para a execução de drenagem, pavimentação, ciclovias e calçadas com acessibilidade, arborização e construção de espaços esportivos dos bairros circunscritos no Anel Viário. São eles: Bateias I e II, Nenzinha Santos, Bruno Bacelar, Alto da Colina, Alto da Conquista, Primavera I, Jardim das Candeias, Boa Vista, Bela Vista I e II, Porto Seguro, Guanabara, Quincas Brito, Vila Marina, Recanto dos Pássaros, Felícia, Cidade Modelo e Serrinha.

Além disso, o Governo Municipal também prometeu que serão realizadas as obras de drenagem da Avenida Ascendino Melo; do Eco Parque do Rio Verruga e da construção de um novo acesso para o Aeroporto Glauber Rocha, fora da BR 116. Também foi prometido a realização de melhorias nas avenidas Rafael Spínola, Brumado, principais da Urbis IV e da Vila Serrana, Brasil, Filipinas e Jadiel Matos, que receberão recapeamento asfáltico, paisagismo, ciclovia e espaços para esporte e lazer.

De acordo com a prefeita, outras importantes intervenções que devem ser viabilizadas pelo empréstimo internacional são redes de macrodrenagem na cidade que terá o objetivo de evitar alagamentos na cidade. “Serão mais de 300 ruas pavimentadas dentro do perímetro do Anel Viário, com grandes avenidas, com a macrodrenagem sendo feitas que é para evitar esses alagamentos, principalmente na parte central da cidade, que é a parte mais baixa”, ressaltou a prefeita.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também