O Ministério da Economia publicou resultado de reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) que aprovou, ontem (13), o pedido de financiamento internacional de US$ 71.440.000, correspondente a R$ 406.540.000,00 na cotação de hoje do dólar, solicitado pela Prefeitura de Vitória da Conquista foi aprovado pelo Ministério da Economia, após reunião da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex).
A notícia foi anunciada pela prefeita Sheila Lemos (DEM), durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira (15). O financiamento será destinado ao Projeto de Saneamento Integrado e Urbanização de Vitória da Conquista – ProUrbs.
O ProUrbs foi elaborado pela Prefeitura e compreende obras de macrodrenagem, pavimentação e abertura de avenidas em cerca de 15 bairros. A prefeita comemorou e caracterizou o projeto como audacioso e o maior da história da história de Conquista.
“Sem dúvida o maior projeto de Conquista já ouviu falar. Um projeto ousado, audacioso, mas que foi muito bem pensado e planejado, tanto que esse aval da Cofiex demonstra isso. Quatro vezes o Finisa, sete vezes o PAC, que foi na época do prefeito Guilherme, então assim, é muito ousado, mas é possível fazer”, disse
A prefeita declarou que os valores serão repassados para o Governo Municipal no final de 2022 e que a execução das obras deverão ser iniciadas no início de 2023. Após a chegada do dinheiro, o município terá o prazo de 5 anos para executar as obras e um prazo total de 21 anos para realizar o pagamento do empréstimo.