Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prefeitura quer impedir carnaval de rua; Organizadores recorrem à Justiça

Artistas e produtores culturais de Vitória da Conquista relatam que a prefeitura municipal de Vitória da Conquista estaria criando empecilhos para a realização do “Bloquinho do Beco”, festa gratuita que celebrará o carnaval nos dias 3, 4 de março, na Praça Guadalajara, e no dia 5 na Praça Barão do Rio Branco. Os organizadores do evento informaram ao Blog do Sena que entrarão, ainda nesta quarta-feira(27), com mandado de segurança contra a prefeitura.

Esdras Tenório, produtor do Bloquinho do Beco, conta que vários empecilhos estão sendo colocado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos. ” José Marques (secretario da pasta) autorizou o evento na semana passada, e ontem enviou notificação dizendo que não poderia acontecer”, relatou. Esdras invocou a Constituição Federal para demonstrar que o poder público precisa respeitar manifestações culturais. ” O art. 15 § 9 defende a liberdade de atividades politicas, religiosas e culturais sem prévia autorização, apenas sendo preciso notificar os departamentos públicos”, citou.

Esdras frisou: “Não vamos dar o braço a torcer à prefeitura. Se ela não está oferecendo atividades culturais na cidade, não impeça as que estão sendo realizada pelos movimentos sociais e produtoras”, disparou

Loro Vudu, DJ que se apresentará no Bloquinho, pede que a prefeitura não atrapalhe o evento. ” A festa já está sendo feita. Só precisamos desse apoio da prefeitura que é não atrapalhar. Já sabemos que recurso não rola. Não chega recurso da Secretaria de Cultura para nenhuma atividade artística. Então, se não atrapalhar já é o bastante”, disse.

Posicionamento da Secretaria de Cultura – Segundo informações, após os produtores relatarem, através em redes sociais, as dificuldades para a realização do evento, a secretária de cultura Tina Rocha mostrou-se preocupada com a polêmica e realizou uma reunião com os organizadores.

Segundo Esdras Tenório, Tina relatou que ficou chateada com a exposição do nome da secretaria, mas se comprometeu em encampar luta para que o carnaval de rua aconteça. ” Estamos confiando na palavra de Tina, que ela vai ajudar na realização do evento”, disse Esdras.

Na tarde de ontem(26), o Blog do Sena entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, solicitando o posicionamento oficial do poder executivo sobre o caso. Até o fechamento desta matéria a ascom não apresentou uma resposta.





Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também