Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Prefeitura faz avaliação negativa do toque de recolher do Governo do Estado em Vitória da Conquista

Random image

No próprio Decreto 20.929, de 12 de abril de 2021 , que  dispõe e institui novas medidas temporárias de prevenção ao contágio pela Covid-19 em Vitória da Conquista,  a prefeitura afirma que o toque de recolher adotado nas últimas semanas e decretado pelo Governo do Estado não teve resultados positivos para a cidade.

O Governo Municipal justifica as mudanças afirmando  que ” a média semanal de ativos para COVID-19 no Município está em 361 e que, antes das medidas restritivas impostas pelo Governo Estadual, estava em 320. Ainda disseram que a “média semanal de casos confirmados para COVID-19 está em 794 e que, antes das medidas impostas pelo Governo Estadual, estavam em 647.”

Além disso, a prefitura ainda diz que “o  quantitativo  de  munícipes  internados  em  leitos  em  geral destinados à COVID-19 está em 40,29 (média semanal) e que, antes das medidas impostas pelo Governo Estadual, estava em 29,29. Também afirma   que  a  letalidade  no  Município  está  em  1,58  e  que,  antes  das medidas restritivas pelo Governo Estadual, estava em 1,54.

Declara também“ que as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Bahia na cidade de Vitória da Conquista não foram eficazes na redução da média semanal de casos  confirmados,  de  óbitos,  na  demanda  por  leitos  destinados  à  COVID-19,conforme dados bioestatísticos coletados e analisados pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

E ainda disse que “o toque de recolher estendido provocou no Município aumentos significativo na aglomeração de pessoas nos horários de pico, visto que concentrou o período de funcionamento dos diversos setores; e que o lockdown durante  os  finais  de  semana  ocasionou crescimento  considerável  no  comércio  de  véspera,  o  que  causou  aglomerações, inclusive em locais não habituais.

Em entrevista ao Jornal da Band, nesta terça-feira (13), o Coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, chegou a dizer que as alterações do decreto municipal, como a prorrogação do horário do toque de recolher, a partir das 22h,   foi determinado após a prefeitura observar que o toque de recolher não funcionou em Vitória da Conquista.

“Nós do comitê já víamos debatendo com a prefeita nos últimos dias, a ineficácia do toque de recolher em Vitória da Conquista, principalmente quando ele foi trazido para às 18h que causou ainda mais aglomerações, no transporte público, na saída e na entrada das atividades de Vitória da Conquista, por isso a gente veio trabalhando nesse período numa possibilidade de escalonamento das atividades comerciais em Vitória da Conquista, atividades econômicas”, disse.

Em Vitória da Conquista, nesta terça-feira, 13 de abril, completa um ano da primeira morte confirmada por Covid-19. De lá para cá, 384 moradores da cidade morreram vítimas de Covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico do Estado da Bahia, a taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 é 91%, ou seja, dos leitos de UTI, seis ainda estão disponíveis. A taxa de ocupação muda diariamente e funciona de acordo com a liberação da vaga, seja por morte ou alta de paciente.

 

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também