Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

PF desmonta quadrilha que criava pessoas fictícias e fraudou mais de R$ 4 milhões do INSS na Bahia

Random image

A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia deflagraram, nesta quinta-feira (19), a Operação Apólogo, que investiga uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários/assistenciais na Bahia. Os agentes cumprem 12 medidas judiciais (06 mandados de prisão temporária e 06 mandados de busca e apreensão), nas cidades de Milagres e Amargosa.

De acordo com a PF, a fraude cometida pela grupo criminoso, que atuava pelo menos desde 2017 e criava pessoas fictícias, mediante documentos falsos, já supera a ordem de R$ 4 milhões, relativos a cerca de 50 benefícios suspeitos. Os investigadores acreditam que os números muito provavelmente aumentarão com o avançar das investigações e a identificação de outras fraudes.

Ainda segundo a polícia, a maioria dos benefícios eram de prestação continuada – BPC (benefício no valor de um salário mínimo, pago pelo INSS a pessoas com mais de 65 anos e/ou portadores de deficiência). Há fortes indícios de que o grupo criminoso possuísse conexão com outro grupo criminoso desbaratado pela Polícia Federal em dezembro/2020, na região de Jeremoabo, no bojo da Operação Cucurbitum.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles integrar organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documento público, uso de documento falso, dentre outros, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 25 anos de prisão.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também