Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

PF deflagra operação contra desvio de máquinas agrícolas do DNOCS na Bahia e cumpre mandados em condomínio de luxo

Random image

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo, que investiga o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na Bahia (CEST-BA) entre 2019 e 2021.

Durante a ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1). Na capital baiana, os agentes estiveram em um condomínio de luxo no bairro de Alphaville.

Segundo as investigações, o esquema envolvia servidores do DNOCS e particulares, que fraudavam processos administrativos para justificar a retirada das máquinas. Associações de produtores rurais eram apontadas como beneficiárias nos documentos, porém, sem o conhecimento de seus representantes. Os equipamentos, que deveriam ser destinados à agricultura familiar, acabavam vendidos ilegalmente ou desviados para terceiros. A ausência de fiscalização por parte do DNOCS teria facilitado as irregularidades.

A PF conseguiu recuperar parte dos bens desviados e segue apurando o caso para reunir novas provas e recuperar os itens restantes.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A operação contou com a participação de 35 policiais federais e teve os mandados expedidos pela Justiça Federal de Salvador.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também