A folha de pagamentos dos servidores municipais de todo o país sofreu mudanças em decorrência da implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), instituído pelo Governo Federal e obrigatório para todas as prefeituras brasileiras. Com o novo sistema, o pagamento dos salários dos servidores municipais terá que ser feito até o 5º dia útil do mês subsequente, como admite a lei.
A mudança não agradou os servidores que ficaram receosos de o salário ao cair no 5º dia útil. Na tentativa de solucionar o imbróglio, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vitória da Conquista (Sinserv) se reuniu com o secretário de Administração, nesta quarta-feira (01).
Em entrevista ao repórter Ricardo Gordo, o vice-presidente do Sinserv, José Marcos, confirmou que o pagamento será feito antecipadamente. “O secretário falou que, passou do dia 1º, a Prefeitura vai pagar, não vai esperar até o 5º dia útil. Eu quero informar aos servidores municipais de Vitória da Conquista, nós saímos agora da Secretaria de Administração, será feito dia 3, sexta-feira já estará na conta dos servidores”, assegurou.
Essa não é a primeira conquista do sindicato em relação à nova lei. No mês de dezembro de 2022, uma articulação do sindicato garantiu o pagamento do 13º na data de aniversário dos servidores.