Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Nomes de rua, de ponte e moções de aplausos se tornam pautas principais da Câmara de vereadores de Vitória da Conquista

Random image
Foto: Ponte Gaguinho, no bairro Campinhos

A Câmara de Vereadores tem um papel fundamental em toda cidade. É ela que trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. Além disso, cabe a ela fiscalizar as receitas e despesas do município.

E é durante as sessões ordinárias que importantes decisões são tomadas visando a qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento da cidade. No entanto, na sessão ordinária que será realizada nesta sexta-feira (10), em Vitória da Conquista, chama atenção a quantidade de Projetos de Lei para mudanças de nomes de ruas e equipamentos, além das moções de aplausos e pesar. 

De acordo com site oficial da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC), 10 Projetos de Lei (PL) para mudança dos nomes de ruas de alguns bairros da cidade e um de uma praça pública, no bairro Vila América, entrarão em votação nesta sexta. 

Entre os homenageados, que darão nome às ruas de alguns bairros de Vitória da Conquista, está o do professor Jarbas Lacerda Silva, popularmente conhecido como Jarbão e que faleceu em 2015, vítima de câncer, aos 62 anos. Ele era bastante conhecido na cidade e a atual rua TG 10, no bairro Boa Vista, será batizada com seu nome. Já uma área institucional localizada entre as ruas Francisco Miranda, Inácio José de Alvarenga e a Avenida Gilenilda Alves, no bairro Vila América, será batizada como Praça Moisés Caetité. 

Recentemente, até uma ponte foi batizada com o nome de uma personalidade da cidade. No final de agosto, na sessão ordinária do dia 25, o vereador Dinho dos Campinhos (PP) destacou Projeto de Lei Nº 99/2021, de sua autoria, que denomina de Ponte Idalino Lima, mais conhecido como Gaguinho, a ponte localizada na Av. Jadiel Matos, no bairro Campinhos. Na ocasião, o vereador afirmou que Gaguinho foi presidente da Associação de Moradores dos Campinhos e liderou um movimento que derrubou uma ponte precária, que não suportava o volume de água de chuva, causando problemas para os moradores. Gaguinho morreu em 2010, vítima de câncer, aos 67 anos.

O problema das mudanças dos nomes das ruas nos bairros da cidade é que, na maioria das vezes, a população da localidade é pega de surpresa já que não é informada com antecedência. Muitas vezes o próprio morador da rua não sabe que foi feita essa alteração. A situação também gera transtornos, uma vez que algumas ruas são antigas e o residente já estava acostumado com o endereço.

Além dos Projetos de Lei para batismo dos nomes de ruas e equipamentos, também estarão em debate no legislativo conquistense três entregas de Título de Cidadão Conquistense, quatro moções de aplausos e uma de pesar. Entre as moções de aplausos, estão as congratulações e aplausos a jornalista da TV Uesb e Uesb FM, Cristiane Santana, por 1 ano à frente do programa UniverCiência; e a à TV Sudoeste, nas pessoas do Gerente Executivo, o Senhor Cauto Freitas, e da Supervisora de Marketing, Luciana Campodonio, pela realização da 5ª Edição do Projeto “Lápis na Mão”.

Na sessão ordinária também serão debatidas indicações como revitalização de praças, pavimentação e limpezas de rua. Contudo, uma das pautas mais discutidas na cidade e de interesse de toda população conquistense, como a implatação da “taxa do lixo”, ainda não entrou em votação.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também