Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Neurocirurgia do Hospital Geral de Vitória da Conquista Bate Recorde Histórico de Cirurgias

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) atende a Macrorregião Sudoeste da Bahia, entre os recentes avanços de saúde da Unidade, chama atenção a mudança no serviço de Neurocirurgia. Em 2019, ano em que a nova equipe assumiu o serviço, foram realizados procedimentos inéditos seja para Unidade, para o interior do Estado ou até mesmo em nível da Região no Nordeste. Com o total de 541 neurocirurgias, o HGVC se consolida como uma grande referência em alta complexidade.

Foto: ASCOM /HGVC

Além do grande aumento no número total de procedimentos, através da implementação de novas técnicas e equipamentos, a complexidade e qualidade no atendimento também foram aprimoradas. Como exemplo, a realização com sucesso do primeiro Bypass cerebral de alto fluxo no interior do Estado ou a remoção endoscópica de um tumor de tronco cerebral. O Neurocirurgião Juliano Baptista, coordenador do grupo, comenta que “as modificações são feitas gradativamente e em 2020 também será iniciada no serviço o tratamento cirúrgico de escoliose.”. Com objetivo de implementar na região um polo educacional em neurocirurgia minimamente invasiva, Iogo Henrique, Neurocirurgião que compõe a equipe, afirma que “a melhora dos resultados clínicos e agilidade no serviço se deve a filosofia da equipe que realiza ‘keyhole neurosurgery’, uma técnica que permite que sejam realizadas cirurgias por pequenas aberturas no crânio dos pacientes minimizando as possíveis complicações e aumentando a eficiência do tratamento.”.

Foto: ASCOM /HGVC

Já de acordo com Andrey Juliano, também Neurocirurgião, “apesar das crescentes demandas de pacientes com traumatismo craniano, o atendimento imediato de qualidade oferecido no HGVC permite diminuir as taxas de óbito e diminuir as sequelas das graves lesões cerebrais.”.
Atualmente o Hospital Geral de Vitória da Conquista é referência em neurocirurgia para uma população estimada de 3 milhões de habitantes.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também