Desde o fim de semana, filas vêm sendo registradas nas portas das escolas da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista. O motivo é a preocupação de pais e responsáveis em garantir a vaga dos filhos nas escolas desejadas.
Nesta segunda-feira (12), a Secretária Municipal de Educação iniciou o processo de transferência dos alunos que já fazem parte da rede. O prazo vai até o próximo dia 27, mas muitos pais preferiram literalmente acampar nas filas para garantir a vaga.
Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário de Educação Edgard Larry afirmou que não existe tal necessidade. “Abrimos a matrícula para os egressos da própria rede. A gente entende a apreensão dos pais, mas é importante esclarecer que não faltará matrícula para os alunos da rede”, assegurou.
O secretário afirmou ainda que já existe uma movimentação interna para que a matrícula seja feita on-line. Larry citou que a ampliação da matrícula on-line para os alunos de creches agilizou o processo.
“Ampliamos para os alunos de 2 a 5 anos a matrícula de forma on-line. Estamos preparando uma plataforma para que isso atinja toda a rede municipal. Isso ajudaria muito a acalmar a apreensão dos pais. A matrícula on-line facilita muito, mas ela irá ser feita dentro de um cronograma. Isso deve ocorrer para o ano, porque depende de uma plataforma”, antecipou Larry.
Ele descarta ainda a possiblidade de haver filas nas creches juntamente pela instituição da matrícula on-line. “Nós instituímos a matrícula on-line nas creches, ano passado para alunos de 2 e 3 anos, esse ano para alunos de 2 a 5 anos. Então a gente evita de ter essas filas nas creches”, disse.