Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Maior lote de vacinas da Pfizer está programado para chegar à Bahia; imunizantes serão para vacinação de gestantes e puérperas

Foto: reprodução/arquivo

Está programada para hoje (8) a chegada de 146.260 doses da vacina da Pfizer/BioNtech contra a covid-19 na Bahia. Este é o maior lote do imunizante desde o início da campanha de vacinação.

Ao total, até agora, o estado já recebeu 210.600 doses da Pfizer, além de  3.035.800 da Coronavac e 3.566.750 da AstraZeneca/Oxford.

Com este novo lote, a Bahia deve superar os 7 milhões de vacinas recebidas, quantidade suficiente para vacinar completamente 3,5 milhões de baianos -equivalente à cerca de 23% dos baianos.

Após a chegada, as doses serão distribuídas para as cidades do estado. Ainda não foi divulgado quantas doses Vitória da Conquista receberá.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ficou definido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), publicada nesta terça (8), que as vacinas Pfizer e as remanescentes da Cononavac, serão distribuídas aos municípios exclusivamente para a vacinação de gestantes e puérperas até 45 dias pós parto.

Ainda de acordo com a CIB, a partir de 46 dias, as puérperas poderão ser vacinadas exclusivamente com a Aztrazeneca/Oxford.

Com a determinação, a Secretária de Saúde de Vitória da Conquista  só poderá usar as doses da Pfizer para este grupo, a partir de 18 anos portadoras ou não de comorbidades. No caso da cidade, a vacina para lactantes está sendo aplicadas para as mães a partir de 30 anos.

Na rede social, o Movimento Lactantes Pela Vacina VCA, comemorou. “Isso nos traz segurança de que a vacinação deste grupo será iniciada. Confiamos na boa gestão conforme a legalidade e transparência da Prefeitura de Vitória da Conquista”, declarou o movimento.

A cidade de Jequié, iniciou já nesta terça (8), a imunização de gestante e puérperas (mulheres no pós- parto até 45 dias, com ou sem comorbidades, a partir de 18 anos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também