Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Ivan Cordeiro propõe que alunos da rede municipal de ensino de Conquista conheçam a história do compositor Elomar Figueira Mello

Random image

Destinado à prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos, o vereador Ivan Cordeiro (PTB) apresentou projeto de indicação, registrado sob o nº 1271 /2022, para a criação de um calendário de visitas dos alunos da rede municipal de ensino na Fundação Casa dos Carneiros, localizado no povoado da Gameleira, com o objetivo de conhecer e divulgar a obra e história do compositor Elomar Figueira Mello.

Elomar Figueira Mello nasceu em 21 de dezembro de 1937, em Vitória da Conquista. Compositor, escritor, violonista e cantor brasileiro, as canções de Elomar já foram regravadas e interpretadas por diversos músicos, tais como Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Xangai, Dércio Marques, Marlui Miranda, Jurema Paes e Teca Calazans, além de influenciar compositores como Caetano Veloso.

“Nada mais justo do que as nossas crianças possam ter a possibilidade de conhecer de perto a obra e história de Elomar Figueira Mello, que compõe o vasto celeiro cultural da cidade de Vitória da Conquista. A obra de Elomar vem sendo objeto de amplos estudos linguísticos, antropológicos e musicais, e por isso indicamos que nossos alunos tenham ciência da importância do compositor e escritor”, disse Ivan, que é pré-candidato a deputado federal.

A obra de Elomar é marcada pela forte presença de variantes dialetais, arcaísmos e neologismos, formando uma linguagem característica fundada na oralidade sertaneja. Suas letras abrangem uma ampla gama de temas, na maior parte das vezes vinculado ao imaginário rural do sertanejo nordestino, ainda que com elementos medievais, cristãos e ibéricos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também