Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Indefinido: Sem prazo para abertura de novo edital de licitação, novo terminal será inaugurado com ônibus antigos

Random image
Foto: Antônio Sena

Atualmente, o transporte coletivo público de Vitória da Conquista é operado por duas empresas contratadas de forma emergencial, no entanto, um desses contratos, mais precisamente o celebrado com a Viação Rosa, que assumiu o lote 1, já está para completar dois anos. O contrato custa ao tesouro municipal 15,7 milhões de reais semestralmente. A outra empresa, a Atlântico Transportes, que teve o contrato renovado no início deste mês, vai completar um ano, custando semestralmente mais de R$ 13 milhões.

Foto: Blog do Sena

Não bastasse o alto custo das contratações, o serviço oferecido está longe de ser satisfatório. Por dezenas de vezes, o Blog do Sena noticiou a situação de veículos das duas empresas que quebraram no meio do caminho, fazendo com que os passageiros precisassem esperar, além dos incidentes causados por ônibus que soltaram rodas e até mesmo portas em avenidas movimentadas da cidade, expondo passageiros, pedestres e outros motoristas ao risco de graves acidente.

Desde de 2020, a Prefeitura vinha anunciando a abertura de um processo licitatório para a contratação de novas empresas que deveriam operar o transporte público, mas dessa vez sem onerar a fonte zero zero. Em março desse ano, após grande expectativa, o edital foi finalmente lançado. No entanto, no último dia 3, justamente em que se encerrava a entrega das propostas por parte das empresas que desejassem participar, a licitação foi suspensa por tempo indeterminado. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), o motivo da suspensão foi o fato de o edital ter recebido impugnações.

Foto: Antônio Sena

Durante a testagem feita com os ônibus, que fazem parte da frota emergencial contratada,  no último domingo (09), na Estação de Transbordo para verificar o deslocamento dos veículos, e o tempo de embarque e desembarque de passageiros, o Blog do Sena aproveitou a entrevista da prefeita Sheila Lemos (DEM) para saber como deve seguir o processo. A gestora admitiu que existem dificuldades que assolam o transporte coletivo municipal. “Hoje com a pandemia, nós não temos mais a quantidade de passageiros que tínhamos antes. Antes não existia Uber, hoje nós temos Uber. Então, temos que fazer um novo estudo à varias mãos, para que a gente faça um estudo que vá demonstrar a realidade do transporte público hoje”, afirmou.

A gestora disse ainda que não existe um prazo para o lançamento de um novo edital. “A gente precisa analisar melhor, estudar melhor, para que a gente possa passar um prazo. Nós pedimos 90 dias para apresentar novidades para a população”, finalizou.

Até o momento, a única certeza que a população pode ter é que a nova Estação de Transbordo será inaugurada no próximo dia 2 com a frota antiga e emergencial.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também