Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

IBGE começa coleta de dados urbanísticos em Vitória da Conquista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a coleta de dados urbanísticos em Vitória da Conquista. O mapeamento da cidade, além de outros dados , serão coletados pelo mais de 48 mil agentes de recenseamento no Censo Demográfico do IBGE 2022. 

O Censo Demográfico 2022 inicia no dia 1º de agosto. No entanto, já tem equipes do IBGE levantando dados importantes previamente que ajudarão na construção do Censo. Em entrevista a TV Uesb, o Gerente Regional do IBGE, Gabriel Couto, informou que as equipes já estão nas ruas realizando a pesquisa urbanística do entorno dos domicílios e apurando dados sobre a infraestrutura da cidade.

“É uma pesquisa que vai ver a questão da iluminação, pavimentação, calçadas, arborização, bueiros e boca de lobos também, saber se está tendo um bom escoamento de água, e além disso as equipes já vão deixar o trabalho pronto para os licenciados no dia 1º de agosto quando  forem a campo”, disse o gerente. 

De acordo com Gabriel Couto, na pesquisa urbanística além de fazer a análise qualitativa da cidade também serão atualizados os mapas. “Já deixando tudo pronto para o licenciador para que no dia 1º de agosto quando ele for para campo ela já tenha uma forma mais fácil de trabalhar no seu setor”, explicou.

A pesquisa de campo segue até o dia 12 de julho. Depois, as informações serão processadas e os resultados divulgados em 2023 junto com os números do Censo Demográfico 2022. “Essa é a pesquisa mais completa que nós fazemos. É uma pesquisa que nós fazemos de 10 em 10 anos, dessa vez demorou 12 anos para a gente conseguir fazer por causa da pandemia, mas agora enfim a gente vai conseguir fazer em 2022 o Censo Demográfico”, finalizou. 

Veja a reportagem do jornalista Gabriel Pires, da TV Uesb, na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também