Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Hermínio se queixa de suposto apoio de Herzem a Luciano Gomes para presidente da Câmara de Vereadores.

No dia 18 de dezembro os vereadores vão eleger a  nova Mesa Diretora da Câmara e dois nomes estão no páreo para presidente: Sidney Oliveira (PRB) e Luciano Gomes (PRB). Tido até meados deste mês como favorito, o vereador do PRB, que também é pastor da Igreja Universal, viu seu favoritismo se reduzir com o lançamento do nome de Luciano. Sidney tem o apoio do presidente atual, Hermínio Oliveira (PPS) e Luciano diz que é o candidato de um consenso construído por situação e oposição. Apesar de murmúrios que associam sua candidatura a presidente ao prefeito Herzem Gusmão, o vereador do PR nega e diz que é oposição e é um dos representantes da bancada na composição de uma chapa mista.

Vereador Luciano Gomes
Vereador Luciano Gomes

Pela conta de Luciano, a Mesa terá três vereadores da oposição: ele, Valdemir Oliveira, do PT (que concorrerá ao cargo de 1º secretário) e Cícero Custódio (2º vice-presidente), que, curiosamente é do PSL, mesmo partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro, alinhado acionalmente e na Bahia com os partidos que apoiam o prefeito Herzem Gusmão; e um da situação: Gilmar Ferraz, do MDB (vice-presidente) que foi apoiado por Herzem para deputado estadual. O cargo de 2º secretário ainda não foi negociado. Luciano espera que o PCdoB se interesse e também adira à chapa, que tem o compromisso – assinado em documento – de 13 vereadores e, segundo ele, mais um apalavrado.

Já o presidente Hermínio Oliveira anuncia que Sidney Oliveira, que tem seu apoio, já recebeu a adesão de oito vereadores. Nesta conta estariam, além do próprio Hermínio, os parlamentares Coriolano Moraes (PT); Nildma Ribeiro e Danilo Kirimbamba (ambos do PCdoB); David Salomão (PRTB) e Edijaime Rosa (MDB). O oitavo eleitor de Sidney seria o vereador Rodrigo Moreira (PP), que foi afastado do cargo pela Justiça e está sendo esperado de volta já na próxima semana. Neste caso, Luciano Gomes perderia um voto dado como certo, do vereador Moisés Santos (PP), conhecido como Dida, que está  no lugar de Rodrigo por força de uma liminar.

Sidmey Oliveira com Hermínio
Hermínio (à dir.) apoia Sidney e acha que o prefeito também deveria apoiar (Foto: Blog do Rodrigo Ferraz)

Ao Blog do Rodrigo Ferraz, Hermínio Oliveira reclamou de um suposto apoio do prefeito Herzem Gusmão à candidatura de Luciano Gomes. Luciano nega e diz que até agradeceu a Herzem por não inteferir. Mas, Hermínio, outros vereadores e parte da imprensa está com a pulga na orelha. “Eu sou da bancada do prefeito Herzem Gusmão, assim como o Pastor Sidney também, eu não estou entendendo bem porque esse formato de chapa do prefeito”, disse Herminio ao Blog do Rodrigo Ferraz. Segundo o presidente, não faria sentido o prefeito apoiar outro candidato que não o apoiado por ele. “Não travei nada nesses dois anos, com relação aos projetos do prefeito Herzem Gusmão, sempre pensando no desenvolvimento da cidade”, justificou.

Blog de Giorlando Lima


Curta e Compartilhe.


Leia Também