Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Governo do Estado reduz endividamento e mantém investimentos em alta, aponta Sefaz

Random image

Em Audiência Pública da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização para avaliação do cumprimento das metas fiscais do governo do estado, relativas ao primeiro quadrimestre de 2025, o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, mostrou que o governo do estado mantém as contas equilibradas. A apresentação do relatório aconteceu na manhã desta terça-feira |(17), no Plenarinho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), prestigiada por dez deputados e conduzida pela presidente da comissão, deputado Zé Raimundo (PT).

O demonstrativo das contas do governo foi melhor ainda, na opinião de Zé Raimundo, porque mantém a taxa de endividamento do estado em queda e os investimentos em alta. “Está muito claro que as contas do governo se mantém equilibradas, com possibilidade de contrair novos empréstimos e ampliar os investimentos maciços que o governador Jerônimo Rodrigues vem fazendo nas políticas sociais e de infraestrutura, nas áreas da saúde, da educação, recuperação das estradas e na melhoria da segurança pública. Portanto, estão de parabéns o secretário Manoel Vitória e sua equipe, pela seriedade com que tratam as finanças do Estado, seguindo, evidentemente, as orientações do governador”, avaliou o presidente da Comissão.

O secretário destacou a continuidade na trajetória de queda na taxa de endividamento do Estado da Bahia como principal benefício do desempenho fiscal do governo baiano ao longo do primeiro quadrimestre de 2025. Segundo ele, o endividamento, medido pela proporção entre a dívida consolidada líquida e a receita corrente líquida, caiu de 37% em janeiro para 32% em abril.

Os números colocam a Bahia em posição segura de acordo com os parâmetros estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que fixam em 200% o limite máximo para a proporção entre as dívidas dos estados e suas respectivas receitas. O resultado mantém a dívida baiana entre as menores do país, muito abaixo dos perfis dos estados mais ricos, que são também os mais endividados.
“O Estado, sob a orientação do governador Jerônimo Rodrigues, mantém o equilíbrio de suas contas, e graças a esta solidez fiscal segue assegurando os recursos necessários à melhoria da prestação dos serviços públicos e à realização dos investimentos demandados pela população”, afirmou o secretário Manoel Vitório, na audiência que contou com a participação da vice-presidente da Alba, Fátima Nunes, e dos deputados Bobô, Fabíola Mansur, Fabrício Falcão, Olívia Santana, Robinson Almeida, Victor Bonfim, Hassan e Marcelino Galo, além de Zé Raimundo presidindo a mesa.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também