Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Governo do Estado confirma: Nenhuma escola estadual oferecerá o 6º ano em Vitoria da Conquista

Em Vitória da Conquista, pais e mães que deveriam matricular seus filhos no 6º ano, antiga 5ª série, enfrentam dificuldades para encontrar vagas na rede municipal de ensino. A grande procura por esta série se dá pelo fato do Governo da Bahia ter suspendido a oferta do ensino fundamental nas escolas estaduais. O Blog do Sena encontrou em contato com Ricardo Costa de Moraes, diretor da NTE-20 (antiga Direc), que confirmou a informação: “Nenhuma escola do estado vai ofertar o 6º ano”, informou. O Governo usa como justificativa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê o ensino fundamental como responsabilidade das prefeituras.

No entanto, a rede municipal de ensino de Vitória da Conquista dá indícios que não tem capacidade de receber a demanda. Na região Patagônia/ Kadija, por exemplo, após suspensão do ensino fundamental nos colégios estaduais Fernando Spínola e Camillo de Jesus Lima, a Escola Municipal Milton de Almeida Santos é a única unidade que está oferecendo vagas para o 6º ano. A direção da escola informou que disponibilizará 9 turmas para esta série, e mesmo assim, não haverá vagas suficientes para atender a procura. Na madrugada de hoje (21), pais e mães dormiram em frente ao Milton de Almeida para tentar uma vaga para seus filhos, a falta de senhas para todos causou transtornos pela manhã.

Segundo o diretor da NTE 20, a prefeitura solicitou na última quinta-feira, através de ofício, um espaço da Escola Estadual Alaor Coutinho, para poder ofertar o 6º ano. Até o fechamento desta matéria, o Blog do Sena não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Vitória da Conquista.


Curta e Compartilhe.


Leia Também