Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Fundação Pública de Saúde busca UTI pediátrica para criança com Covid-19 em estado grave

Random image

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) está tentando, durante todo o dia, conseguir uma vaga de UTI pediátrica na Central de Regulação do Estado, para uma criança de 8 anos, do sexo masculino, internada no Hospital Municipal Esaú Matos com Covid-19 em estado grave.

De acordo com informações fornecidas pela família, que está de passagem por Vitória da Conquista, proveniente de Palmas com destino a Minas Gerais, os sintomas começaram na quarta-feira (8) e na sexta-feira o estado de saúde do menino piorou. Internado na madrugada de sábado (9) no Esaú, já com dificuldade respiratória, o quadro dele evoluiu de forma desfavorável e grave, com teste de antígeno positivo para SARS-CoV-2.

A direção da FSVC informa que, neste momento, o paciente está recebendo cuidados intensivos no pronto-socorro do hospital, até surgir vaga em UTI pediátrica, que depende da central estadual de regulação de leitos. O quadro da criança segue grave, respirando por meio de aparelhos e usando medicações compatíveis para manter os sinais vitais.

Segundo o diretor da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Diogo Gomes de Azevedo, não há previsão de surgimento de vaga em UTI pediátrica, pois, de acordo com informações do Hospital Regional de Vitória da Conquista, a unidade não dispõe de vaga de UTI específica para Covid-19.

Diogo explica que a criança está recebendo todos os cuidados necessários, com equipe multiprofissional, enquanto se aguarda a vaga da regulação para ser transferido para uma UTI. “Estamos apelando ao Estado que considere essa emergência, considerando que o HGVC não dispõe mais de UTI para Covid-19 e o HCC – que mantém o contrato com o Governo do Estado para atendimento de pessoas com Covid-19 – também não disponibiliza UTI para crianças com a doença” enfatiza o diretor da FSVC.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também