Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Fake news: vídeo que mostra cavalo queimado não é na Lagoa das Bateias

Random image

Na tarde de ontem, chamas atingiram boa parte da área de proteção ambiental da Lagoa das Bateias, Bairro Brasil, em Vitória da Conquista, como já noticiado pelo Blog do Sena.

Apesar da gravidade da ocorrência, é preciso ter cautela ao divulgar informações. Um vídeo mostrando um cavalo com sinais de queimadura está circulando pelo WhatsApp e veículos de informação, como se fosse um registro feito na Lagoa do Bairro Brasil. No entanto, a Prefeitura já desmentiu a narrativa e confirmou que não se tratava do incêndio nas Bateias.

Em contato com o Blog do Sena, a secretária do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, afirmou que o primeiro indício de que o vídeo não era referente ao incêndio na Lagoa das Bateias foram as características da vegetação e do solo apresentados no vídeo. “Lá não tem aquela vegetação em lugar nenhum e nem aquela terra vermelha”.

Para tirar a dúvida, ela pediu para que fossem realizadas rondas a fim de averiguar o local, mas o animal queimado não foi encontrado, comprovando a inautenticidade do vídeo.

O incêndio da Lagoa das Bateias foi debelado por bombeiros militares do 7°GBM/Vitória da Conquista e contou com o apoio de um carro-pipa, cedido pela Secretaria de Meio Ambiente.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também