Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Estudantes protestam contra possível aumento da tarifa de ônibus e contra a bagunça do transporte coletivo em Conquista

Random image

Um grupo de estudantes de Vitoria da Conquista,fez um protesto na noite desta segunda-feira (27) contra um o possível aumento da passagem do transporte público na cidade e o transtorno  pela operação de uma única empresa na cidade.

Os alunos saíram em caminhada da pelo terminal de ônibus e seguiram pelas ruas do centro da cidade.

O presidente da JSB Esdras Tenorio, diz que os alunos não podem custear o reajuste. “Nós pedimos  ao prefeito que nos atenda. “A gente só quer que os ônibus continuem como estavam. Além da superlotação tem a questão do tempo, uma viagem que durava 1h10, agora vai durar 1h45”, disse Tenorio.

Relembrando a atual situação do transporte público

A crise no transporte público de Vitória da Conquista começou em  17 de julho , após 74 ônibus da Viação Vitória serem retidos na garagem da empresa, durante uma vistoria da prefeitura. Foram encontrados coeltivos com pneus “carecas”, sinalização quebrada e tacógrafo em mau estado, entre outros problemas

A empresa tem 80 coletivos e, após a situação, apenas 6 puderam rodar na cidade. Depois de dois dias, a Viação Vitória regularizou mais um veículo, e 7 ônibus passaram a circular na quinta-feira (19). Nesta segunda-feira, outros 2 foram liberados.

Antes disso, na quarta-feira (18), a Prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência no transporte público, por conta dos problemas com a Viação Vitória.

No mesmo decreto, o órgão ainda determinou que uma outra empresa iria assumir as linhas da Viação até que ela regularizasse todos os ônibus que foram retidos.

A Cidade Verde começou a assumir as linhas da Viação Vitória na quarta-feira. A empresa, que já atendia a 25 linhas, assumiu algumas da Viação.

Em nota, a prefeitura informou que o decreto foi uma medida emergencial que permite repassar as linhas para outra empresa, o que resolve momentaneamente a questão.

Sem ônibus, os moradores das localidades afetadas pelo problema passaram a usar transportes alternativos, como corridas por aplicativos, táxis e a vans. Quem não pode pagar pelos veículos, usa bicicletas.

Os passageiros que esperam pelos ônibus nos locais onde a frota está reduzida, reclamam da demora para a chegada dos coletivos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também