Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Esgoto a céu aberto na ‘boemia conquistense’ foi causado por “lançamento indevido de gordura”, diz Embasa

Random image

Um esgoto a céu aberto na  Avenida Alziro Prates, no bairro Candeias, área nobre de Vitória da Conquista, não agradou comerciantes, clientes e moradores. A situação foi divulgada pelo Blog do Sena, na última sexta-feira (17). 

Além do mau cheiro, a água suja, que tem um grande potencial para transmitir doenças, tomou conta de metade da via e chegou a dificultar o acesso ao passeio. Mas, em nota enviada ao Blog do Sena nesta segunda-feira (20), a  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a situação foi causada devido a lançamento indevido de gordura no sistema de esgotamento sanitário. 

Durante o serviço a equipe identificou que a obstrução da tubulação foi provocada pelo lançamento indevido de gordura no sistema de esgotamento sanitário a qual não deve ser lançada para não causar obstrução da rede coletora nem prejudicar o tratamento do esgoto coletado”,  diz trecho da nota.

A Embasa realizou manutenção da rede coletora no sábado (18). Segundo a empresa, não havia “solicitações no canal de atendimento”, mas enviou uma equipe quando tomou conhecimento. Também disse que muitos bares e restaurantes na localidade “ não utilizam caixa de gordura na parte interna do empreendimento, por conta disso a rede coletora é obstruída”, disse. 

Veja  a seguir a nota na íntegra: 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que realizou a manutenção da rede coletora de esgoto situada da Rua Alziro Prates, no início da manhã de sábado (18), imediatamente após tomar conhecimento da ocorrência, uma vez que não havia solicitação nos canais de atendimento.  

Após o serviço de desobstrução e limpeza, a rede coletora voltou a funcionar normalmente. Durante o serviço a equipe identificou que a obstrução da tubulação foi provocada pelo lançamento indevido de gordura no sistema de esgotamento sanitário a qual não deve ser lançada para não causar obstrução da rede coletora nem prejudicar o tratamento do esgoto coletado. 

Esta região da cidade é conhecida pela concentração de bares e restaurantes e que não utilizam caixa de gordura na parte interna do empreendimento. Por conta disso a rede coletora é obstruída. 

O lançamento indevido de materiais e resíduos como gordura na rede coletora impede que o esgoto siga o fluxo normal de escoamento pela tubulação, causa obstrução e prejudica o tratamento do esgoto coletado. É importante lembrar que o sistema de esgotamento sanitário é construído para coletar apenas esgoto doméstico e transportá-lo até a estação de tratamento. O bom funcionamento da rede coletora depende de seu uso correto.,

A Embasa lembra que a população pode acionar os serviços da Embasa pela Agência Virtual (Aplicativo e Site), pelo Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195, além da ferramenta Whatsapp pelos números de (71) 99613-2858 e (71) 99717-0999.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também