Faltando ainda quatro anos para a eleição municipal de 2028, o cenário político de Vitória da Conquista já começa a se desenhar com movimentações, articulações e muitos nomes sendo especulados como possíveis sucessores da prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que ao final da atual gestão terá completado dois mandatos e não poderá se candidatar para a reeleição.
A corrida ainda está em estágio embrionário, mas já pauta conversas entre lideranças políticas e observadores atentos da cena local. Entre eles, o empresário Edvânio Alves, conhecido como Seis Dedos, avaliou o atual panorama em entrevista ao Blog do Sena e elencou os nomes mais cotados, tanto no campo da direita quanto da esquerda.
Para Edvânio, o campo da direita, que atualmente comanda a Prefeitura de Conquista, é o que mais apresenta nomes viáveis para 2028. Entre os citados estão o atual vice-prefeito Dr. Aloísio Alan (Republicanos), o presidente da Câmara, vereador Ivan Cordeiro (PL), o vereador Luís Carlos Dudé (UB) e o deputado estadual Tiago Correia (PSDB), este último apontado por ser aliado da prefeita Sheila e natural de Vitória da Conquista.“
A cidade tem muitos pré-candidatos. Doutor Allan é o nome mais forte hoje na base da prefeita. Ivan Cordeiro também se movimenta com força, além de Dudé, que tem presença consolidada.
Do outro lado do espectro político, a esquerda também tem se movimentado. Para o empresário, as eleições para deputado estadual e federal em 2026 pode já revelar os nomes para a disputa. Seis Dedos destacou o crescimento do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), que obteve votação expressiva em Conquista nas eleições de 2022 e tem ampliado suas articulações políticas. “Fabrício terá mais de 35 mil votos em Conquista, costurou boas alianças e, dependendo da votação em 2026, pode se consolidar como um nome imbatível. Ele é respeitado nos dois campos, o que o torna ainda mais competitivo”, avaliou.
Ele ainda colocou na lista o deputado Tiago Correia, que é de Conquista e aliado da prefeita, também também como um nome em potencial. “A direita está formando um leque de opções”, destacou.
Outro nome que desponta é o do ex-prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, o Quinho (PSD), que já demonstrou interesse direto na política conquistense. Sua esposa, Léia de Quinho, foi eleita vereadora em Vitória da Conquista, o que reforça a presença do grupo político na cidade. Caso alcance a meta de 70 mil votos para deputado estadual em 2026, Quinho deve entrar com força na disputa pela Prefeitura em 2028.
“Quinho já está no jogo. Se conseguir a votação que deseja para deputado, o PSD deve apostar nele como candidato a prefeito. Ele tem força, estrutura e já mostrou que sabe fazer política”, disse.
Apesar das especulações, Seis faz a ressalva de que é cedo para definições concretas. Segundo ele, o cenário estadual e federal de 2026 será determinante para moldar as alianças locais.“Ainda nem passamos por 2026. Muita coisa pode mudar até lá. As candidaturas vão depender do desempenho nas eleições estaduais, de como vai estar o governo federal, o estadual e da conjuntura política da cidade. Mas é certo que o debate já começou”, pontuou.
Ele ainda opinou que, hoje, nenhum dos vereadores da base da prefeita teria o apoio direto dela para a sucessão. No entanto, avalia que qualquer nome que conte com o apoio de Sheila Lemos será altamente competitivo. “Se a prefeita apontar um nome, esse nome larga na frente. Sheila tem força política. Se ela mandar um poste ser candidato, ele tem chance. Mas acho que, por enquanto, nenhum vereador tem esse apoio garantido”, afirmou.
Os vereadores de Vitória da Conquista já estão se articulando. Como o Blog do Sena informou, na última sexta-feira (19), os edis se reuniram para um almoço na casa do vereador Dudé. O encontro, além de marcar o encerramento das atividades do semestre legislativo, também serviu como espaço para discutir 2028. A principal pauta nos bastidores foi a intenção de que a Câmara lance um nome próprio para a disputa.
A ausência da vereadora Lara Fernandes (Republicanos) também foi comentada. Nos bastidores, acredita-se que tenha relação com a possível candidatura de seu esposo, o vice-prefeito Dr. Allan, à Prefeitura.
Mesmo distante, a disputa pela Prefeitura de Vitória da Conquista em 2028 já começou. E se depender da quantidade de nomes ventilados e das movimentações nos bastidores, o cenário promete ser um dos mais disputados das últimas décadas.