Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Em entrevista a Brasil FM, Sheila reconhece problemas na saúde, reclama da falta de investimentos dos governos estadual e federal, e afirma que vai acabar com “atravessadores” na saúde, caso seja reeleita

A rádio Brasil FM iniciou uma série de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024. A prefeita Sheila Lemos e candidata à reeleição (União Brasil) foi a primeira entrevistada no programa Brasil Notícias. Durante a entrevista, Sheila Lemos foi abordada sobre diversos temas referentes a cidade como mobilidade urbana, saúde, educação e infraestrutura. O Blog do Sena acompanhou a entrevista e irá destacar alguns pontos importantes. O mesmo será realizado com os demais candidatos Waldenor Pereira (PT), Marcos Adriano (Avante) e Lúcia Rocha (MDB).

Na questão saúde, Sheila Lemos foi questionada sobre o plano para melhorar a coordenação e a integração dos serviços de saúde em diferentes níveis e garantir o cuidado contínuo e coeso. O que, caso seja reeleita, irá fazer para resolver esse problema na saúde. Durante o seu primeiro mandato, a saúde foi considerada o principal desafio. Grandes são as reclamações da população sobre a dificuldade para ter acesso a exames, consultas médicas e até reclamações de falta de profissionais nos postos de saúde ganharam destaque.

Durante a entrevista, Sheila Lemos reconheceu que a saúde é um dos principais desafios de Vitória da Conquista. E reclamou da falta de investimento na cidade por parte do Governo Federal e Estadual.

“A  saúde é um grande obstáculo para todas as cidades, principalmente, as médias e  grandes cidades. Nós sabemos que Vitória da Conquista é uma cidade polo então recebe pessoas de todas as regiões da Bahia e também do Norte de Minas. Nós temos 370 mil habitantes e temos quase um milhão de cartões SUS. Nós temos ativos, 500 mil cartões, então, é mais do que a população de Vitória da Conquista, e são atendidos na nossa cidade. Sabemos da dificuldade, uma por falta de investimentos do Governo Federal e do Governo Estadual, as tabelas estão congeladas há muito tempo, não tem aumento na tabela do SUS”, disse Lemos.

Segundo Sheila, apesar da falta de recursos, a Prefeitura Municipal investiu na saúde da cidade. Ela destacou as reformas realizadas nos postos de saúde e no aumento das equipes médicas com a contração de mais médicos para atender a população.

“A gente vem fazendo a nossa parte. Não adianta a gente ficar falando que o governo não está mandando dinheiro, não está mandando os recursos, os recursos que vem são insuficientes, então a gente vem fazendo a nossa parte. E é isso que nós estamos fazendo em Vitória da Conquista, uma gestão integrada, com mais qualidade. Nós melhoramos os nossos equipamentos de saúde, estamos reformando os nossos postos de saúde, qualificamos as nossas equipes, colocamos médicos em todas as unidades de saúde. Nós temos hoje 81 médicos, nós temos 57 equipes de saúde da família, 50 equipes de odontologia, nós temos nos 45 postos de saúde médicos, tem atendimento, com toda a equipe da saúde. Trabalhamos também com a equipe da educação, fazendo essa integralidade do sistema, levando também a educação para as escolas do nosso município como também com a assistência social. Nós temos o consultório odontológico que atende a população em situação de rua. Então, são todos os munícipes de Vitória da Conquista que são atendidos”, explicou.

Na entrevista, Sheila Lemos detalhou que o seu novo plano de governo prioriza a saúde. De acordo com ela, caso seja reeleita, irá realizar a integração das informações para que todo o processo de atendimento médico seja informatizado. Segundo ela, o objetivo é garantir a marcação de exames e consultas de forma on-line, para acabar com as principais queixas da população que são das grandes filas e demora no atendimento.

“Temos também no nosso plano de governo, algo que a gente está projetando para os quatro anos, se formos eleitos, fazer toda a integração do sistema. Hoje, todos os nossos postos de saúde já têm acesso à internet, é informatizado. Nós precisamos fazer com que isso seja de uma forma integral, com toda a rede de saúde. Você vai chegar no posto de saúde, o médico vai lhe atender e qualquer exame com outra consulta médica que precisar, o médico vai fazer essa solicitação no próprio sistema. Essa solicitação vai para a central, a central vai marcar e a pessoa vai receber no seu telefone, através do SMS. Como também a pessoa vai poder agendar o horário no Facilita Conquista, não precisa ir lá, pegar a senha e vai conseguir agendar, como é feito no SAC, você agenda o seu horário de atendimento, vai lá e resolve a questão. Então, tudo isso, a gente vai fazer para melhorar esse atendimento para a população. Porque, conversando com as pessoas, o que a gente mais percebe é isso, elas reclamam do atendimento, da demora, da fila”, detalhou Lemos.

Atualmente, os chamados “atravessadores” atuam com muita frequência no sistema de saúde municipal. Isso porque, com grande conhecimento, acabam marcando exames e consultas com facilidade e atrapalhando os cidadãos “comuns” que precisam esperar na fila para conseguir os procedimentos médicos. Na entrevista, sem citar nomes, Sheila reconheceu essa situação. Segundo ela, o sistema informatizado de saúde de forma integral também visa acabar com os “atravessadores”.

“Então, quando nós fizermos isso, vamos acabar com esses atravessadores de exames, como tem várias pessoas que ficam anos e anos no município, fazendo esse serviço de estar agendando consultas, agendando exames, cirurgias, então, com esse atendimento de saúde integral nós vamos acabar com esses atravessadores no município melhorando ainda mais para os nosso munícipes”, destacou Lemos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também