Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Detentos provisorios do conjunto penal votam em Vitoria da Conquista.

Os presos provisórios do Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC) votaram nestas eleições, graças a uma parceria entre a a direção presídio e  a40ª Zona Eleitoral, representanda pelos juízes Clarindo Brito e Julianne Nogueira e da chefe do cartório, Sônia Rangel.

 Como determina a lei, só podem exercer seu direito ao voto os detentos que não possuem condenação criminal transitada em julgado. Foram cadastrados votação 74 internos que possuem a documentação em dia, em um trabalho que começou em março deste ano.

A zona especial funcionou no Pavilhão I, tendo como Coordenadora da Seção a advogada da unidade, Maria de Lourdes Ferreira, além da psicóloga  Mércia Gonçalves, da terapeuta Amanda Letícia e da assistente social Tânea Oliveira, que atuam no CPVC.

Segundo o Diretor da Unidade, o Capitão PM Gilberto Silva, “a lei não impede os presos provisórios de exercerem o direito de voto, mas para isso, a Justiça Eleitoral deve criar condições para que os presos possam votar. Em alguns estabelecimentos são montadas seções para que os presos provisórios possam votar e foi justamente isso que a Direção do CPVC buscou junto a 40ª zona eleitoral, buscando proporcionar todas as condições necessárias para que a democracia continuasse a ser também exercida dentro da Unidade.”

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi inaugurado em agosto de 2016 e é administrado no modelo de cogestão entre o Governo de Estado e a Empresa Socializa.


Curta e Compartilhe.


Leia Também