Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

DESFILE CULTURAL ESQUENTA FEIRA LITERÁRIA DE MUCUGÊ-FLIGÊ

Random image

 

Depois de 2 anos de jejum, por conta da pandemia, a Fligê- Feira Literária de Mucugê voltou com tudo nesta sua 5ª edição, movimentando e envolvendo a cidade histórica da Chapada Diamantina na recepção aos visitantes de vários lugares do país e nas atividades do evento. Desde a sua primeira edição a Fligê é financiada integralmente com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo,  viabilizada institucionalmente via secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Educação (SEC), Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Mucugê, e realizada pelo Instituto Incluso.

A Fligê 2022  tem como tema “Literatura e Ancestralidades” e terá abertura oficial na noite desta quinta-feira (11). Mas já na quarta(10) o Desfile Literário arrastou pelas ruas mais de 1 mil pessoas anunciando a feira, com participação de estudantes levando representações de escritores consagrados em faixas, estandartes e cartazes. Estiveram à frente do cortejo a prefeita Ana Medrado, a secretária municipal de Educação, Rose, e demais  secretários, como também a curadora da Fligê, Ester Figueiredo. Ao final do cortejo, foram realizadas várias atividades no calçadão literário, com a apresentação de Terno de Reis, grupos de capoeira, quadrilha e sarau musical.

A feira se estende também ao distrito de Igatu, do vizinho município de Andaraí, que na noite de quarta-feira também teve atividades, como exposições e mesa de debate, sob a curadoria de Marcos Zacariades.A ampla programação da Fligê reúne, especialmente em Mucugê, apresentações de música, literatura, cinema, dança,  teatro, exposições artísticas e  as diversas manifestações culturais que acontecem até o domingo, dia 14.

A exemplo da Fligê, os mandato dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo tem dedicado especial atenção ao setor cultural, destinando recursos de emenda parlamentar para outras feiras literárias, como as de Jequié- Flelisqué,  Canudos – Flican, Caeité e Ibuassucê.Além disso, apoia o  festival estudantil da UESB- Universidade Estadual do Sudoeste, o Neojibá, com a manutenção de cursos para 200 estudantes e a instalação de Luteria, além do projeto Concertão, com apresentação de orquestra sinfônica e oficinas em 20 municípios e a realização de gincanas e festivais de música em 28 colégios estaduais.

Fotos: Thiago Gama


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também