Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Debate aponta saída para desafios da Agricultura Familiar na mobilização do setor

Random image


Em clima de celebração pelo Dia do Agricultor, que transcorre neste 28 de Julho, a programação virtual “A Bahia em Debate” sobre Agricultura Familiar- Avanços e Desafios, realizada na véspera (27), foi marcada pelo “sentimento de esperança” expressado especialmente pelo palestrante Pedro Uczai, deputado federal (PT/SC) e coordenador do Núcleo Agrário do PT no Congresso Nacional.

Ao invés de centrar fogo nas críticas ao Governo Bolsonaro, embora lembrando a sua política nefasta adotada contra a agricultura familiar e o meio ambiente a partir de extinção de programas de financiamento e apoio técnico para o setor e liberação do uso excessivo de agrotóxicos, Uczai fez um discurso vigoroso e convocatório para a organização e mobilização do setor visando mudar o futuro.

Recorrendo ao escritor paraibano Ariano Suassuna, em sua definição sobre otimistas e pessimistas, para então declarar-se um “realista esperançoso”, o catarinense disse que o momento é de esperança de retormar o projeto político implantado no Governo do presidente Lula, propondo aos agricultores familiares que se organizem e se mobilizem para esse objetivo.

Não faltaram números e dados para ressaltar a importância da agricultura familiar, que envolve 5 milhões de famílias no país, como ressaltou o deputado federal Waldenor Pereira na abertura da live, na condição de promotor do evento, junto com o deputado estadual Zé Raimundo. Mas as falas seguintes seguiram manifestando o sentimento esperançoso do palestrante e a importância de apostar num projeto político de estado para o setor.
Foi assim nas intervenções dos debatores convidados, o coordenador do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Antônio Neto; a presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Regina Dantas; a diretora da Cooperativa de Agriclutra Familiar de Presidente Jânio Quadros, Ana Paula Dutra; e o secretário executivo do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), Climério Vale.

O próprio Waldenor concluiu satisfeito ao final do evento: “A palavra de ordem é a esperança. Esse evento nosso foi um convite à resistência para a construção de um novo tempo”. Zé Raimundo também avaliou a fala de Uczai como uma verdadeira “aula-conferência em forma de poesia” e manifestou o seu entusiasmo com o sentimento nas falas dos participantes da live, que teve momentos de descontração com a cantoria e o violão de Climério Vale.

O evento “A Bahia em Debate” foi transmitido pelas redes sociais dos deputados Waldenor e Zé Raimundo (Youtube e Facebook) e nesta 5ª edição repetiu o sucesso das anteriores, reunindo em sala virtual cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas, sindicais e dos movimentos sociais das regiões Sudoeste, Serra Geral, Médio São Francisco, Chapada Diamantina e Vale do Paramirim, onde os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo concentram a sua atuação política.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também