Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Vivendo em barracas, pessoas em situação de rua enfrentam frio rigoroso e cozinham no meio da rua

Foto: Blog do Sena

Pessoas estão passando fome e frio nas ruas de Vitória da Conquista. Em vários pontos da cidade, se tornou comum encontrar pessoas pedindo ajuda ou morando nas ruas. Alguns, improvisam e montam barracos, seja com restos de madeiras e materiais recicláveis, ou com uma barraca de acampamento. 

Essa última situação citada é vivida por uma família que montou sua barraca na Avenida Filipinas, no bairro Felícia.  De acordo com a apuração do Blog do Sena, a família está vivendo no canteiro central da avenida há cerca de 30 dias. 

No local a família dorme sem os agasalhos necessários para enfrentar o frio e até improvisou uma cozinha para preparar os alimentos que recebem de doações. A família é do município de Itambé, mas está vivendo em situação de extrema pobreza em Vitória da Conquista.

Só em Vitória da Conquista, cerca de 100 mil pessoas estão vivendo em situação de extrema pobreza. Além de não ter como se alimentar, ainda vivem em situação indignas para um ser humano.  De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, são exatamente 98.298 pessoas e 33. 446  famílias nessa situação. A maioria delas vive do Auxílio Emergencial do Governo Federal no valor de R$400 que não dá para pagar aluguel, contas básicas e ainda garantir a alimentação. 

A realidade na terceira maior cidade da Bahia é um reflexo do que está acontecendo em todo o país. Um levantamento divulgado no início de junho mostra que o Brasil soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.

Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país. Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também