A expectativa do aumento salarial concedido aos servidores da Prefeitura de Vitória da Conquista vai ficar apenas como sonho para os agentes comunitários de saúde e de endemias. O Projeto de Lei enviado pela prefeita Sheila Lemos (UB) para a Câmara de Vereadores consta o reajuste apenas para os servidores filiados ao SINSERV e ao SIMMP, os agentes são representados pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacs).
Como já era de se esperar, a exclusão desses servidores do reajuste foi recebida com muito desagrado. Em contato com o Blog do Sena, a presidente do SINDACS, Rita Suzana, informou que a categoria vai fazer uma manifestação em frente a Prefeitura de Conquista na próxima segunda-feira, 20, a partir das 8h.
Segundo a presidente, a prefeita aguarda um aumento federal sancionado no dia 6 de maio, da Emenda Constitucional 120/2022 que estabeleceu o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos agentes comunitários de saúde e de combate à endemias.
Como os servidores não têm previsão de receber o aumento federal, a exclusão do reajuste municipal deixou os agentes ainda mais indignados. “A prefeitura não dará o aumento anunciado para essas duas categorias alegando que teremos um aumento federal que nem sabemos quando iremos receber”, afirmou uma agente.
A justificativa não convenceu as categorias que prometem protestar em busca do reajuste imediato. “A prefeita deu um tiro no próprio pé”, finalizou Rita.