Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Resultado do autoteste para Covid-19 deve ser notificado no site, diz SMS

Random image

Este ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização nas farmácias dos autotestes para Covid-19, que permitem qualquer pessoa fazer a sua própria testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional, desde que seguindo atentamente as instruções de uso do produto.

Diante do crescimento do número de pessoas que vêm fazendo uso do autoteste e para evitar a subnotificação dos casos confirmados da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que façam os usuários desse tipo de testagem façam a notificação e informem o resultado na área de autocadastro (Notifica PMVC). Com essa ação, o paciente entra no serviço de monitoramento e, caso seja necessário o atestado médico, a equipe poderá fazer os devidos encaminhamentos.

Cabe ressaltar que o autoteste serve como triagem para permitir o isolamento precoce e a quebra da cadeia de transmissão do vírus. Ele não funciona como laudo comprobatório para viagens ou mesmo como um atestado de afastamento no trabalho. O mais importante, em caso de resultado positivo, que a pessoa faça o isolamento por sete dias (a contar do início dos sintomas ou da data do teste se o indivíduo não tiver sintomas).

“Apesar da disponibilidade dos autotestes na rede privada, a SMS continua testando para verificação do aumento dos casos de síndrome gripal e aumentou a oferta para que todos os cidadãos que estejam apresentando sintomas tenham acesso ao teste de antígeno gratuitamente”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

Como utilizar? – O autoteste pode ser feito caso a pessoa esteja entre o 3º e 7º dia de sintomas gripais ou a partir do 5º dia de contato com alguém que tenha um resultado positivo recente em um teste de diagnóstico para Covid-19.

Diferente do teste rápido de antígeno, no autoteste só são permitidas as autocoletas de amostras de saliva ou de swab nasal não profundo. Os testes aprovados para uso profissional não podem ser utilizados como autotestes por usuários leigos, porque a forma é diferente e esses produtos podem apresentar diferenças quanto ao desempenho.

Como interpretar o resultado do autoteste? – Quando o resultado é positivo, a linha ou traço fica visível na área controle (C) e na área teste (T) do dispositivo, de forma que aparecem duas linhas no dispositivo do autoteste, independente da intensidade da cor.

No resultado negativo, aparece apenas a linha/traço na área controle (C), que fica visível no dispositivo do autoteste. Existe também a possibilidade de resultados errados, chamados de falsos positivos. Se não for possível diferenciar a linha controle e a linha teste formando uma imagem borrada também indica que o ensaio não funcionou.

Se o autoteste apresentou resultado positivo para Covid-19, deve ser adotado o isolamento imediato por sete dias. Mesmo se ao final do 7º dia desde o início dos sintomas, não apresentar febre há mais de 24h, nem sintomas respiratórios no isolamento, deve manter todas as medidas preventivas, como o uso de máscara e álcool gel; evitar locais com aglomerações (como ônibus); evitar contato com pessoas imunocomprometidas ou que apresentam fatores de risco de agravamento da Covid-19 e evitar viagens até o final do 10º dia de início dos sintomas.

Qual usar? – A lista de autotestes de Covid-19 aprovados pela Anvisa podem ser conferidos clicando aqui, e só devem ser adquiridos em farmácias e drogarias que estejam regularizados junto à Vigilância Sanitária (VISA) para comercialização desse produto.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também