Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Novo comandante anuncia presença da Guarda Municipal nas zonas oeste e rural

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vitória da Conquista começou a operar no dia 2 de junho de já apresenta resultados positivos. De acordo com o novo comandante, capitão Cristóvão Lemos, nestes primeiros 15 dias de ações já foi possível detectar diminuição dos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) e também de furtos.

O comandante informou que a Guarda Municipal começou, esta semana, a fazer a segurança dos postos de vacinação da Covid-19, o que anteriormente era feito pela Polícia Militar. Na próxima semana, dentro do planejamento operacional, começará o patrulhamento na zona oeste. “Nós já temos um ponto base escolhido que vai ser no Glauber Rocha. Vamos fazer a cobertura da feira do bairro Brasil e de toda aquela área comercial”, explicou o capitão Lemos.

Sobre este novo campo de atuação, o comandante da GCM destacou o apoio da PM. “No domingo já fizemos um ensaio. Teremos o apoio irrestrito do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), que disponibilizou estagiários do curso de formação de soldados para nos acompanhar. Com certeza vamos melhorar a segurança pública daquela região”, enfatizou Lemos.

Dentro dos planos à frente da GCM, está a implantação da qualificação continuada, para oferecer cada vez melhor preparo à corporação segurança na ação pelo município. “Recebemos o material de Controle de Distúrbio Civil (CDC) e já estamos alinhando com a unidade especializada da PM, para fazer um curso, a princípio com trinta guardas, depois mais trinta. Este planejamento vai ser continuado, e toda semana, ou uma vez por mês, nós vamos fazer um curso diferente para qualificar melhor nosso efetivo”, afirmou.

Além da qualificação continuada, o capitão Lemos também anunciou um estudo para que a Guarda Civil Municipal alcance a zona rural do município e outros pontos onde há necessidade do apoio deste serviço.

Durante esta semana, estão sendo realizadas reuniões com o efetivo para apresentação das ideias do Comando e conhecimento das demandas da categoria. São 193 guardas municipais, com concentração maior de atuação, neste início dos trabalhos, na área central da cidade. “Contamos com o apoio da sociedade. Vamos qualificar os nossos guardas para apresentarem um serviço de qualidade. Juntos somos mais fortes”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também