Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Natan tem voto favorável para manutenção de seu mandato, mas TRE adiou o julgamento

Random image


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indicou o julgamento do recurso solicitado pelo Avante contra o processo sobre candidatura laranja e cassação do mandato do vereador do Avante, Natan da Carroceria.

O processo foi iniciado após a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) moverem um processo alegando que o Avante havia utilizado uma candidata laranja para cumprir a cota de gênero. A Federação alegou que a candidata Gilvaneide Teixeira não teve movimentação de campanha nas eleições de 2024, sendo apenas uma candidata fictícia.

O relator do processo no TRE, o Pedro Rogério Godinho votou por não acolher a decisão que zera os votos recebidos pelo Avante e cassa o mandato de Natan. Apesar da manifestação favorável, três desembargadores pediram vista do processo: Ricardo Borges, Mhércio Cerqueira e Moacyr Pitta Filho.

Com o posicionamento favorável do relator ao Avante, Natan volta a respirar aliviado diante da possiblidade de perder o mandato. Resta agora esperar até o dia 15 de julho para saber se a turma de desembargadores vai acompanhar o entendimento do relator.

Por outro lado, caso a turma de desembargadores acolham a denúncia de candidatura fictícia, a 1ª suplente a delegada Gabriela Garrido assume a vaga na Câmara. Após o julgamento no TRE, existem ainda duas instâncias recursos o Supremo Tribunal Eleitoral e Supremo Tribunal Federal.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também