Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Movimento almoça e protesta na porta de churrascaria que instalou grade “antipobres” no Centro

Random image
Foto: Blog do Sena

Vitória da Conquista virou destaque nacional nas redes sociais do padre Júlio Lancelloti após ele denunciar uma grade colocada em torno de uma churrascaria no Centro da cidade. De acordo com o religioso, a estrutura tem o intuito de evitar que pessoas em situação de rua fiquem no espaço, a prática é conhecida como “aporofobia”, termo que designa a aversão a pessoas mais necessitadas. O Blog do Sena noticiou a situação, que gerou muita polêmica  nesta semana.

Foto: Blog do Sena

Alem de repercutir muito na cidade, a denúncia motivou um protesto realizado pelo Movimento População de Rua, na tarde desta quinta-feira (20), na porta do estabelecimento. O Movimento existe em todo o Brasil com o objetivo de lutar pelos direitos da população de rua e garantir sua inclusão social.

Foto: Blog do Sena

Com uma caixa de som e bandeiras, cerca de 15 pessoas participam do protesto, que visa chamar a atenção para a instalação dessas estruturas “antipobres” e também combater essa prática em outros locais da cidade. Os manifestantes almoçaram na porta do local, sentados no espaço deixado pela grade.

Foto: Blog do Sena

O Blog do Sena acompanhou a manifestação e entrevistou Clodoaldo Moreira, que representa o Movimento. Além de rechaçar a colocação da estrutura, ele lembrou que comerciantes pela cidade utilizam calçadas e praças sem qualquer problema.

”A gente vê isso como uma agressão a essa população, então resolvemos fazer esse protesto pacífico e dizer ‘não’ a essa grade. Na Olívia Flores, o comerciante coloca um monte de cadeiras sobre o passeio, e a Lei diz que o passeio é reservado ao pedestre. Agora, ele pode colocar a cadeira ali, mas a população em situação de rua não pudesse sentar em uma calçada porque eles colocam grades. Então o movimento vai protestar, vai buscar o apoio do Ministério Público e de outros órgãos, se precisar chamar a televisão, vamos chamar. Vamos gritar, dizer ‘nao’, não vamos aceitar essa violação!”, assegurou Clodoaldo

As denúncias do padre já renderam a retirada dessas estruturas em várias cidades do Brasil. Procurado por nossa equipe, o proprietário do restaurante não quis se pronunciar.

Siga nosso Instagram 📲 https://www.instagram.com/blogdosena/


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também