Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Em entrevista, Kairan Rocha diz que Prefeitura “está conseguindo controlar a pandemia” e diz que aglomerações estão proibidas no São João

 

Vitória da Conquista chegou à marca de 531 óbitos por Covid-19 de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na noite de terça-feira (21). No momento, a taxa geral de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intenstiva (UTI) é de 90%. Já em relação aos casos ativos, a cidade registra 555 pessoas com a doença, sendo que 55 estão internadas em um dos 148 leitos disponíveis para a Covid-19 (78 de enfermarias e 70 de UTI).

Em entrevista ao jornal Band, nesta quarta-feira (22), o coordenador do Comitê de Crise para Enfrentamento da pandemia Covid-19 em Vitória da Conquista, Kairan Rocha, comentou sobre a atual situação da pandemia na terceira maior cidade da Bahia. Ele reconheceu a alta taxa da ocupação de leitos de UTI, mas garantiu que os casos vêm sendo monitorado pela Prefeitura.

“A gente tem uma taxa de UTI relativamente alta. Mas, a gente faz monitoramento disse, inclusive percebe que ela tem constantemente se dado muito mais por pacientes de fora do município do que pacientes de Vitória da Conquista”, disse Rocha.

O coordenador também informou que na última semana o ritmo de transmissão do coronavírus registrou uma queda. “A gente tem monitorado o nosso ritmo de transmissão e nessa última semana a gente percebeu que que conseguiu ter um ritmo de transmissão abaixo de 1,0, está com ritmo de transmissão de 0,87, a gente recebeu esses dados aí no domingo, foi a análise da última semana”, explicou.

Mesmo diante dos números,  Kairan Rocha, afirma que o trabalho de fiscalização e de enfrentamento a Covid-19 realizado pela Prefeitura tem controlado a pandemia na cidade. “A gente acredita que com as medidas que a Prefeitura de Vitória da Conquista está fazendo com a fiscalização efetiva, com a vacinação avançando a passos largos, com a dedicação total da Secretaria de Saúde, a gente está conseguindo controlar a pandemia em nosso município”, disse.

No ano passado, após o período de festas juninas, Vitória da Conquista e outros municípios da Bahia registraram um aumento nos números da pandemia do novo coronavírus. Para que essa situação não se repita este ano, o coordenador de crise informou que está proibido realizar qualquer tipo de aglomeração.

“A primeira coisa que a gente perde e a nossa polícia administrativa, com apoio da Polícia Militar que tem sido um braço nosso desde o começo dessa pandemia, as aglomerações estão vedadas de todas as formas, independentemente de onde elas aconteçam. Então os festejos juninos, as festas, os arraias, vão ter que esperar mais um pouco e a gente, com fé em Deus, no próximo ano vai ter uma realidade diferente”, informou Rocha.

Em Vitória da Conquista, os bares, restaurantes, comércio e supermercados estarão funcionando de acordo com o decreto municipal e está autorizado a venda de bebidas alcoólicas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também