Durante entrevista ao programa Conquista de Todos, da Rádio Brasil FM (107,7), o professor Wilton Teixeira Cunha comentou as duas pesquisas eleitorais divulgadas na primeira semana de outubro sobre as intenções de votos à prefeitura de Vitória da Conquista. A entrevista aconteceu na noite dessa segunda-feira (5).
No A Tarde/ Potencial pesquisa, realizada entre os dias 24 e 29 de setembro, aponta um empate técnico entre o ex-prefeito Zé Raimundo (PT) e o atual, Herzem Gusmão (MDB). Segundo o levantamento, o petista tem 34% das intenções de voto, contra 29% do emedebista. A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa do Hoje In Data, realizada entre os dias 18 e 21 de setembro, também aponta um empate técnico. Zé Raimundo tem a preferência de 38,68% do eleitorado, contra 29,63% do atual prefeito Herzem Gusmão.
O professor Wilton fez uma análise e disse que as duas pesquisas são confiáveis.” Eu acho que (instituto ) In Data já nos dá os dados. Na verdade é a pesquisa do A tarde que referencia os dados do (instituto) In Data. Essas pesquisas estão dentro da margem de erro… então eu considero as duas pesquisas muito próximas”, conclui.
Durante sua análise, o professor ainda chamou atenção para quantidade de eleitores que afirmaram nas pesquisas estar indecisos ou que iriam votar branco ou anular. “Tanto para um candidato quanto para outro, o número de indecisos ainda é muito alto, mais de 50%, então ainda há um número muito alto de um eleitorado que não decidiu o seu voto”, ressalta.
As duas pesquisas divulgadas apontam um segundo turno, só que dessa vez, o candidato Zé Raimundo aparece na frente, diferente das eleições de 2016. Para o professor, essa possibilidade existe: “há uma possibilidade enorme de segundo turno. E em três possibilidades diferentes eu vejo isso”, finaliza.
Wilton Teixeira Cunha é professor aposentado pela UESB, Assessor Especial do IRDEB e ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação.