Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: SMS contorna falha tecnológica e realiza testagens de Covid-19 não previstas na manhã desta terça-feira

Pela primeira vez, desde que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou as testagens de casos suspeitos de Covid-19, houve uma falha técnica no sistema Notifica Covid-19, por meio do qual é notificado o caso suspeito para monitoramento. Em razão desse problema no sistema, a agenda foi aberta para o período matutino desta terça-feira (19), quando, na verdade, só seriam realizados testes à tarde.

Essa falha tecnológica inesperada fez com que as pessoas comparecessem ao Ginásio de Esportes Raul Ferraz para serem submetidas ao teste, sem a presença de uma equipe no local para o devido atendimento, uma vez que não haveria testagem no período matutino. “E, desde já, a Secretaria de Saúde se desculpa por esse transtorno, por essa falha técnica à qual, infelizmente, num momento ou outro estamos expostos”, declarou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

“Assim que tivemos ciência da situação, já envidamos os esforços necessários para mandar a equipe ao Ginásio de Esportes, reforçada em todas as suas funções, desde triagem, organização, preenchimento das fichas e, principalmente, para a testagem. Aumentamos o número dos testadores, profissionais técnicos, para que as pessoas retornassem o quanto antes para suas casas”, informou Ana Maria.

Por conta desse pronto atendimento a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu contornar a falha tecnológica e 125 pessoas que compareceram ao local para a testagem, das 200 agendadas por engano, foram rapidamente atendidas.

Aumento

Desde o mês de maio, em razão da avaliação epidemiológica feita pela SMS, a testagem dos casos suspeitos de Covid-19 foi ampliada, envolvendo inclusive o período noturno, além do matutino e vespertino. Por dia, o quantitativo de testes girou em torno de 300 a 370.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também