Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Conquista: Após protestos, prefeita se reúne com agentes comunitários de saúde e endemias e garante reajuste em forma de gratificação


Após protestos e participação na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (21), os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias conseguiram se reunir com a prefeita Sheila Lemos (UB) e também com representantes da Prefeitura. O imbróglio em torno da exclusão dos agentes do reajuste salarial dado aos demais servidores municipais parece caminhar para uma solução.

Durante a reunião, ocorrida no espaço Glauber Rocha, na zona oeste da cidade, ficou decidido junto ao Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindacs), que representa os agentes, que será concedido um reajuste em forma de CET (gratificação por Condições Especiais de Trabalho) até que o Governo Federal apresente alguma resolução acerca do piso salarial dos profissionais. A informação foi confirmada ao Blog do Sena pelo vereador Ricardo Babão (PCdoB), que esteve na reunião com outros vereadores, e também com a secretária Municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, além do secretário de Gestão, Edvaldo Ferreira Júnior, responsável direto pelas negociações.

Não se sabe se a porcentagem de 10,18%, prometida em abril desse ano, será mantida para o reajuste. A categoria espera agora uma portaria do Ministério da Saúde, orientando a Emenda Constitucional 120/2022 que estabeleceu o pagamento de R$ 2.424,00 do piso dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Os agentes já haviam feito um protesto na manhã da última segunda-feira (20), na porta da Prefeitura. Como diálogo com a prefeita, é provável que os ânimos se acalmem.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também