Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Com cartazes, enfermeiros lotam a Câmara cobrando pagamento do piso salarial para a categoria

Random image
Foto: Blog do Sena

A lei que fixa o piso salarial para os profissionais da enfermagem foi sancionada na última semana. A expectativa dos profissionais é pelo início do pagamento dos vencimentos com os valores fixados pela nova lei pelas instituições públicas e privadas.

Em Vitória da Conquista, no entanto, as notícias não são as mais animadoras, isso porque um hospital particular da cidade já estaria se reunindo com os profissionais para solicitar a assinatura de um pedido de revisão por parte da categoria. Em contrapartida, os enfermeiros, técnicos e auxiliares  de enfermagem, deveriam abrir um CNPJ para que pudessem prestar serviços à instituições como pessoa jurídica.

Foto: Blog do Sena

Como resposta a essa possível ameaça aos direitos da categoria e como forma de cobrar o direito ao piso, vários profissionais de enfermagem participaram da sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Com cartazes, a categoria cobrou valorização e o cumprimento da lei.

Foto: Blog do Sena

Também na sessão, um requerimento apresentado pelo vereador Alexandre Xandó (PT) pediu um posicionamento acerca do pagamento do piso ainda em 2022. Já a vereador Márcia Viviane (PT) apresentou uma indicação para que o piso seja estabelecido no âmbito municipal no orçamento do ano de 2023. Tanto o requerimento quanto a indicação foram aprovadas pela Casa sob aplausos da categoria.

O hospital que teria tentando fazer com que os profissionais pedissem demissão, nega que tenha tomado essa iniciativa e afirma que as contrações de profissionais de enfermagem estão sendo feitas normalmente.

Com a nova lei, o piso dos enfermeiros foi fixado em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também