Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Com ‘babas’ acontecendo em toda cidade, Prefeitura interdita com entulho campo do Bairro Santa Terezinha e causa revolta dos moradores

Foto: Blog do Sena

Um dos campos de futebol mais populares e antigos de Vitória da Conquista é o do bairro Santa Terezinha. O local é o principal instrumento de lazer e esporte da comunidade. Mas, nessa terça-feira (15), a população local foi surpreendida com carradas de terras jogadas no local.

Segundo informou o líder comunitário, William Gama ao Blog do Sena, a terra foi colocada pela prefeitura para interditar o local. Ele questiona porque apenas o campo de um bairro periférico foi alvo da ação.

“É lamentável, porque neste momento em que a prefeita de Vitória da Conquista flexibiliza muita coisa, nós temos que ‘pagar o pato’ com essa situação. Entendemos a importância de combater o coronavírus, mas a periferia não tem que ser a primeira a pagar levando em consideração todas as práticas de aglomeração que estão acontecendo em Vitória da Conquista e em outros campos”, disse Gama.

Foto: Blog do Sena

O líder comunitário também informou que a ação foi solicitada pela Polícia Militar e acatada pelo Governo Municipal. Questionado se no local havia aglomeração, ele afirma que ’babas’ eram realizados como nos demais campos da cidade localizados em outros bairros. Ele ainda apontou um contradição por parte da prefeitura, que ao mesmo tempo que interdita o local aberto, libera eventos em locais fechados para 50 pessoas por meio do novo decreto.

“O pessoal joga ‘baba’ no final de semana. Mas, nos momentos em que foi decretado para que os jogadores não jogassem, foi cumprido. Mas, agora neste momento não está tendo nenhum decreto que proíbe os ‘babas’. Na verdade, há até uma conversa que a polícia militar fez o pedido e a prefeitura colocou em prática. Mas, entendo que a prefeitura aqui de Vitória da Conquista contrariou decretos estaduais, contrariou algumas situações aqui, poderia contrariar ou pelo menos ter uma sintonia, porque agora tem aí um decreto que libera para 50 pessoas em um ambiente fechado”, questionou Gama.

Foto: Blog do Sena

O líder comunitário considerou a atitude antidemocrática já que a comunidade não foi consultada pela prefeitura.  E ainda ressaltou que a ação não seria realizada nos campos sintéticos onde também estão acontecendo os jogos. Ele pede para que a terra seja retirada do local.

“Nosso apelo é que retire essa terra aqui do campo, que nós possamos dialogar com a Secretaria de Esportes, com que for de responsabilidade, para que essa situação não ocorra aqui. Para que essa situação se tiver que ocorrer tem que parar tudo”, disse.

O Blog do Sena fez contato com a prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Comunicação, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

Novo Decreto

Nessa segunda-feira (14), a Prefeitura de Vitória da Conquista publicou um decreto permitindo a realização de eventos para público de até 50 pessoas.

A medida causou controvérsia, porque foi publicada em um momento de gravidade nos hospitais do município e com número alarmante de mortos. Apenas nesse fim de semana, oito pessoas morreram em razão da Covid-19. Além disso, Conquista segue na contramão das medidas para conter o avanço do vírus no estado.

Nas redes sociais, muitos internautas acharam que a decisão é contraditória diante do cenário que atravessamos.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também