Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Bebê nasce antes da consulta pré-natal e pega todos de surpresa na Unidade de Saúde Bruno Bacelar

Uma situação inusitada na rotina de trabalho da Atenção Primária à Saúde, ontem (27), acabou pegando de surpresa uma servidora da Unidade de Saúde da Família Bruno Bacelar. Um bebê resolveu nascer minutos antes da consulta pré-natal da sua mãe, Priscila Neves, que já estava agendada na unidade.

“Eu comecei sentir umas dorezinhas leves às 5h da manhã, aquela dor que vai e vem. Só que como eu já tinha o pré-natal marcado no posto, eu desci com meu esposo umas 7h da manhã, quando Edinólia abriu o posto e entramos. Na hora que eu fui no banheiro, a bolsa estourou e pedi meu esposo para chamar o carro, só que não deu tempo”, relatou Priscila.

A servidora do Serviço de Atendimento Médico Estatístico (Same), Edinólia Fernandes, costuma chegar um mais cedo para abrir a unidade e dessa vez, tomou um susto. “Na hora que eu cheguei para abrir o posto, ela já foi entrando, disse que já estava parindo e eu pedi outra paciente para me ajudar colocar ela na maca. Quando eu vi, os pezinhos do bebê já estavam saindo. Liguei para a médica e para o Samu 192, fui pedindo força à Deus para me ajudar, até que a criança terminasse de nascer”, contou a servidora.

O bebê, que recebeu o nome de Rafael Dias, estava na posição pélvica, contrária à habitual, por estar sentado. Mas, mesmo com os riscos, tudo ocorreu bem e de forma muito rápida. O pequeno Rafael não esperou a ajuda médica para vir ao mundo.

Logo depois que ele nasceu, Edinólia o colocou nos braços da mãe, e a médica da unidade e a equipe do Samu 192 chegaram para prestar os primeiros socorros, cortar o cordão umbilical e retirar a placenta. Mãe e filho foram encaminhados para o Hospital Esaú Matos, de onde já receberam alta nesta terça-feira (28).


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também