Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Após anos em conflito, Prefeitura volta a dialogar com Conselho Municipal de Saúde

Uma nova era parece começar a ser firmada entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e o Conselho Municipal de Saúde. Nesta segunda-feira (19), a prefeita Sheila Lemos (MDB) se reuniu com a entidade e reafirmou a importância do diálogo.

Essa é a primeira reunião do ano e da gestão de Sheila. No encontro foi debatido as demandas da entidade e avaliado os encaminhamentos dados à Saúde no município. Além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, a reunião também teve a participação da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da Secretária Municipal de Saúde, Ramona Cerqueira e do do chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias.

A relação do Conselho Municipal de Saúde com o governo municipal ficou degastada na gestão do governo Herzem. Nos primeiros quatro anos do primeiro mandato do gestor, a entidade vinha destacando que o diálogo com o então prefeito não estava sendo realizado. E além disso, os conselheiros de saúde, que representam diferentes segmentos da sociedade, não estavam sendo consultados para as tomadas de decisão referentes à saúde do município, inclusive durante a pandemia do novo corononavírus, que teve início em março do ano passado.

Em janeiro deste ano, O Conselho Municipal de Saúde divulgou uma nota de repúdio à Secretaria Municipal de Saúde. Em nota, a entidade disse que repudia a ” estratégia e a condução atabalhoada e inadequada dada pela Secretaria Municipal de Saúde aos trabalhadores e trabalhadoras de saúde, na primeira etapa de vacinação contra o coronavírus,  obrigando-os ao deslocamento de seus postos de trabalho e ao confinamento a uma fila
quilométrica, aventurando-se, sem qualquer garantia da vacinação”.

O Conselho Municipal de Saúde afirmou ainda que repudia a ” burocratização como cortina de fumaça para esconder a inoperância técnica da gestão, que se mostrou no seu estilo mais perverso, injusto e humilhante para com quem se dedica a cuidar da vida de seres humanos, pois a ausência de gestão de pessoas comprometeu
o planejamento da logística, passando a imperar a excentricidade de quem manda sob a égide da vaidade do exercício frugal do cargo”. Destaca parte da Nota. (Veja aqui a nota na íntegra)

Durante o mandando do ex- prefeito Herzem Gusmão, não houve reunião como a que foi registrada nesta segunda, com Sheila Lemos,  pelo menos, nos últimos três anos. O Blog do Sena fez uma consulta no Site da Prefeitura de Vitória da Conquista e não encontrou matérias divulgando os encontros entre o então prefeito e a entidade. Em outra  busca em sites e blogs de notícia da cidade, também não foi encontrada nenhuma divulgação sobre o tema.

Após o encontro, para a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, a prefeita reafirmou a importância do diálogo: “Reafirmamos que o diálogo é o melhor caminho para se resolver todos os problemas. Vamos ouvir e buscar trabalhar em parceria com o Conselho de Saúde e com todos os conselhos do município, para que a gente consiga continuar realizando uma gestão voltada para as pessoas”, ressaltou a prefeita.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Dórea, avaliou o encontro como positivo: “A prefeita nos recebeu com muito compromisso, assumindo aqui, com todos nós, o compromisso de que o conselho será ouvido e respeitado nesta gestão,” disse a Secom.

A vereadora Márcia Viviane, da Comissão de Saúde da Câmara, concordou que a reunião foi positiva. “A reunião foi extremamente positiva. Um importante momento, em que o conselho vem apresentar para a gestora municipal a importância do papel do controle social”, comentou Viviane”, disse a vereadora em entrevista a Secom.

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também