Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: 14 mortes são registradas por Covid-19 só em junho; média de idade de vítimas é de 54 anos

Random image

O mês de junho mal começou e não será mais  lembrado apenas como o mês das festas juninas, da tradição nordestina ou do frio. A cidade de Vitória da Conquista está prestes a bater o número de 500 vidas perdidas para a Covid-19.

Desde o registro da primeira morte para o vírus na cidade, no dia 13 mês de abril de 2020, até o dia 8 de junho de 2021, 499 munícipes vieram a óbito em decorrência das complicações da doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (8), pela Secretaria Municipal de Saúde.

Só nos oito primeiros dias do mês de junho a cidade registrou 14 óbitos por Covid-19. O município chegou a não registrar mortes em três boletins seguidos. Mesmo assim, a média de mortes por dia é de 1,75, no período.

O que tem chamado atenção do perfil dos óbitos em decorrência da Covid-19, nesse mesmo período, é a faixa etária das vítimas. A mais nova tinha 33 anos e não possuía comorbidades. As outras 13 vítimas tinham comorbidades relatas e idades distintas. Duas pessoas tinham 43 anos e  tinham 46 anos. A mais velha tinha 82 anos.

Ao analisar os dados, o Blog do Sena constatou que a média de idade nesse período, de oito dias,  é de 54 anos. Ou seja, diferente do começo da pandemia, quando era registrado mais mortes de pessoas idosas, agora as pessoas mais jovens estão morrendo devido as complicações da Covid-19.

A explicação para a queda do número de mortes de pessoas idosas em Vitória da Conquista se deve ao que vem sendo observado em outras cidades do Brasil. Com a vacinação contra a Covid-19, o número de óbitos e internações entre idosos com mais de 70 anos caiu. A queda pode ser ainda mais expressiva a queda mais expressiva foi em pessoas acima de 80 anos.

Em toda a Bahia, o número de óbitos por Covid-19 entre pessoas com 80 anos ou mais caiu 47,5% na Bahia, na comparação entre março e abril desse ano, enquanto as mortes na faixa etária entre 70 e 79 anos diminuíram 30% no mesmo período, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgados no dia 12 de maio. Se somadas as faixas etárias, a queda foi de 38%.

Outro dado que precisa ser observado é que no odia 1 de junho a taxa geral de ocupação dos leitos de Unidade Terapia Intensiva UTI caiu e registrou 84%,  mas desde o dia 2 a taxa geral voltou a subir e segue acima de 90%. De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a taxa de ocupação da UTI é 94%, na tarde desta quarta-feira (8). Já a ocupação dos leitos clínicos é de 68%.

De acordo com a prefeitura, das 93.070 doses recebidas para a vacinação da primeira dose, já foram vacinas 92.972 pessoas, o que representa 27,25% da população de Vitória da Conquista.

Vacinação contra Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista deu início a vacinação de pessoas com menos de 60 anos. Até a segunda (7), o público alvo era pessoas com 56 anos, trabalhadores da Educação de 35 a 39 anos, lactantes com 30 anos ou mais e motoristas de transporte coletivo rodoviário intermunicipal e caminhoneiros que tenham 40 anos ou mais. A 1ª dose continua disponível para pessoas de 18 a 59 anos com deficiência permanente e dos grupos prioritários de portadores de doenças crônicas e condições especiais.

Mas, na terça-feira (8), a prefeitura anunciou a suspensão da vacinação com exceção de acamados e doentes domiciliados e da zona rural, devido o fim do estoque das vacinas. Até o fechamento desta reportagem, na tarde desta quarta-feira (9), ainda não havia informado a data do retorno.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também