Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com quatro vereadores, Bloco Parlamentar Por Conquista ressurge

O Bloco Parlamentar Por Conquista da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista ressurge no cenário político da cidade. Após ficar por um tempo sumido e esquecido, o bloco criado em maio de 2021, na época com nove vereadores, foi perdendo integrantes e hoje é formado apenas quatro parlamentares. 

Os vereadores que ainda continuam no Bloco Por Conquista são Augusto Cândido (PSDB), Orlando Filho (PRTB), Subtenente Muniz (Avante) e Marcus Vinícius (PODE). Na página oficial do bloco em uma rede social, os vereadores fizeram uma publicação na segunda-feira (3) e afirmaram que a maturidade foi renovada. 

“Nós não mudamos nosso pensamento, só renovamos a maturidade, pensaremos sempre no bem comum de Vitória da Conquista”, diz a publicação. 

O  bloco sempre foi formado por vereadores da situação. Era uma espécie de situação dentro da própria situação. Ao criar o “Por Conquista”, os vereadores na época declararam que, apesar de ser da base do governo de Sheila Lemos (DEM), o apoio seria de forma diferente da política habitual.

O único vereador que chegou a integrar o Bloco Parlamentar “Por Conquista” e que iniciou o mandato na oposição, foi Chico Estrela (PTC). Ele deixou o grupo para assumir a liderança do governo Sheila no legislativo, a convite de Sheila Lemos (DEM).  Com o passar dos dias, o  grupo foi ruindo e outros edis também saíram, Adnilson Pereira (MDB),  Nildo Freitas (PSC) e Hermínio Oliveira (Podemos), mas os motivos não foram divulgados. 

Antes de Chico Estrela assumir a liderança do governo Sheila na Câmara de Vereadores, o cargo pertencia ao vereador Ivan Cordeiro (PTB). A mudança repercutiu nos bastidores da política conquistense e foi ventilada que a queda de Ivan Cordeiro aconteceu devido ao Bloco Por Conquista, na época. 

No cenário político, esses blocos geralmente são utilizados para barganhar e buscar negociações com o Governo Municipal ou com até mesmo com a Mesa da Câmara de Vereadores, já que a aprovação ou não dos projetos discutidos no legislativo acontece por meio de votação.  

A tendência é que em 2022 o Bloco Por Conquista ganhe mais reforços já que este ano terá eleições para  presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Este é o último ano da presidência do vereador Luís Carlos Dudé (DEM) eleito para o biênio 2020-2021. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também