O Estádio Municipal da Zona Oeste, popularmente conhecido como Murilão, em Vitória da Conquista poderá se chamar Estádio Rei Pelé. O objetivo é prestar uma homenagem ao ex-jogador de futebol, Edson Arantes do Nascimento, que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.
Pelé era conhecido mundialmente como o rei do futebol. O atacante fez história no futebol brasileiro e mundial, sendo o único a conquistar três Copa do Mundo. Devido sua grande importância para o esporte mundial, o presidente da Fifa Gianni Infantin pediu para que todos os países batizem estádios com o nome do Rei Pelé.
Em Vitória da Conquista, um dos estádios mais populares da cidade, deve receber o nome Rei Pelé. A proposta é do ex-presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB), e conta com o apoio da de integrantes da atual mesa diretora da Câmara, como o 1º secretário Ricardo Babão (PCdoB).
Em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, nesta sexta-feira (6), Dudé revelou que irá levar o Projeto de Lei, com a mudança do nome do Estádio Municipal da Zona Oeste para Estádio Municipal Rei Pelé, para votação na Câmara de Vereadores, quando as atividades forem retomadas, após o recesso.
Segundo ele, a ideia de fazer a homenagem já foi comunicada a prefeita Sheila Lemos (União Brasil), que também aprovou a iniciativa. Além da gestora, de acordo com Dudé, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, que é natural de Vitória da Conquista, também ficou feliz com a homenagem.
“Conversei com a prefeita Sheila, falei com ela que nós precisávamos fazer uma grande homenagem. Conversei com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, o nosso amigo daqui de Vitória da conquista, que nós precisávamos prestar uma homenagem ao Rei do Futebol, o maior futebolista do mundo, Edson Arantes do Nascimento, nosso querido Pelé, que nos deixou. A alegria foi tanta, do nosso querido Presidente da Confederação Brasileira do Futebol, Edinaldo Rodrigues”, disse.
Localizado no bairro Bruno Bacelar, o estádio foi construído em dezembro de 1992 e tem capacidade para 6 mil pessoas. No passado foi palco de grandes histórias, descobertas e de projetos sociais para as crianças e adolescentes da comunidade. Recentemente, o equipamento esportivo recebeu obra de revitalização realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. A intervenção é uma demanda antiga dos desportistas da cidade.
Para a modernização do estádio, foram investidos quase R$ 3 milhões, oriundos de empréstimo obtido pela Prefeitura na Caixa, dentro do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). O equipamento deve ser entregue à população nos próximos dias.
O vereador e 1º secretário da Câmara de Vereadores, Ricardo Babão, comemorou a obra de revitalização e afirmou que proposta de mudança do nome do estádio para Rei Pelé terá apoio da mesa diretora. “Parabenizar até Dudé, esse vereador atuante aqui do lado Oeste. E a gente conversando ele me falou que tinha essa esse propósito de conversar com a prefeita pra colocar o nome aqui do nosso Rei e fiquei muito feliz. E dizer que é. é justo, né? É o rei, o rei do futebol, o mundo homenageia Pelé, porque Conquista não? E agradecer aqui esse estádio revitalizado, que é do lado Oeste”, disse Babão”.
Veja seguir a entrevista na íntegra: