Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Com parecer favorável da Câmara, Avenida do Aeroporto Glauber Rocha pode ser tonar Avenida ACM

 

A Avenida Glauber Rocha, que dá acesso ao Aeroporto de Vitória da Conquista, poderá receber o nome de ACM. A Avenida foi construída pelo Governo do Estado e atualmente recebe o nome do cineasta conquistense.

É que o Projeto de Lei  Nº 82/2019, que denomina Avenida ACM a atual Avenida do Aeroporto Glauber Rocha, volta a ser analisado pela Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (28).

De autoria do ex- vereador  Edvaldo Ferreira Junior (MDB), o projeto recebeu o parecer favorável, no dia 9 de setembro de 2020, da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores. Na época, o projeto dividiu a opinião dos vereadores e alguns se posicionaram contra a aprovação do projeto.

Agora, já nesta legislatura, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Dudé (MDB),  desarquivou o projeto e será colocado novamente para análise e votação dos vereadores para  posteriormente seguir os trâmites.

O projeto diz respeito ao “batismo” da atual Avenida do Aeroporto Glauber Rocha, que passará a ser chamada de Avenida ACM, em homenagem ao político Antônio Carlos Magalhães. Como justificativa do projeto de lei, o vereador apresentou a biografia de Antônio Carlos Magalhães, falecido há 12 anos.

ACM, que é avô do atual ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, foi um político dividiu opiniões. Ele foi um dos primeiros a se filiar à ARENA (Aliança Renovadora Nacional), partido que dava sustentação ao regime militar., na época do bipartidarismo no Brasil. Quando assumiu o cargo de governador da Bahia pela primeira vez em 1971 ele conquistou a simpatia do povo baiano através de grandes obras, a maioria envolvia denúncias de favorecimento próprio ou superfaturamento. Depois de ACM, poucas vezes a Bahia foi governada por políticos não alinhados ao “carlismo”, termo usado para designar a forte influência política de ACM na Bahia.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também