Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Civismo e regionalismo marcam desfile de 7 de setembro em Vitória da Conquista

Random image

Vitória da Conquista deu exemplo de patriotismo e reuniu milhares de pessoas na Avenida Integração. Na manhã desta sexta-feira, aconteceu o desfile cívico de 7 de Setembro, reunindo diversas instituições da cidade, sociedade civil organizada e membros da Prefeitura Municipal.

Em sua fala, o prefeito Herzem Gusmão destacou que esta é uma data a ser comemorada pela afabilidade do povo brasileiro: “O Brasil tem um povo que sempre acolhe todas as nações, um país abençoado por Deus e em nossa Vitória da Conquista, garbosamente, militares, clubes, serviços e estudantes de todos os graus participam desta festa cívica, organizada por nossa Secretaria de Educação”.

Sobre o tema “Conquista Nordestina: povo forte e independente”, Herzem ressaltou o merecido destaque: “O Nordeste brasileiro merece essa atenção especial e por isso mostramos hoje o valor desse território”.

Cerca de 7 mil pessoas de diferentes faixas etárias celebraram os 196 anos de Independência do Brasil, desfilando no cortejo. “Ficamos muito alegres de ver esse número de pessoas desfilando e de estar participando efetivamente desse momento importante. O 7 de setembro já é uma data que chama muito atenção d’gente”, disse a vice-prefeita e também secretária municipal de desenvolvimento social, Irma Lemos.

Com seus 80 anos, a pensionista Geni de Sousa, sempre que pode, está na parada do 7 de setembro. “Faço tudo pra estar aqui. É a festa que mais gosto no mundo. Eu marchava em Jacaraci, pertencente a Canavieiras. Vim ver a neta que desfilou e vê tudo o que é bonito”, comentou a senhora que mora no bairro que leva o nome dessa pátria, Brasil.

Parada cívica – O desfile foi iniciado pela ala militar composta pelos ex-combatentes do Exército Brasileiro, pelo Tiro de Guerra, pelo Colégio da Polícia Militar (PM), pelo Núcleo de Veteranos, pelos oficiais do 9° Batalhão, das Companhias da Polícia Militar, das Companhias Independentes da PM e do Grupamento de Bombeiros. O cortejo dos militares impressionou o público pela sincronia dos passos, organização e disciplina.

“Ficamos felizes com a participação do pessoal de nossas corporações e também pela presença de toda comunidade conquistense”, afirmou o comandante do Policiamento Regional do Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva. Depois da revista à tropa, ele acompanhou o desfile ao lado do prefeito, vice-prefeita, secretários municipais, vereadores, oficiais, entre outras autoridades no palanque oficial.

Mesmo antes do desfile começar, Cleidiane dos Santos, sua filha de cinco anos e familiares, entre eles a sobrinha de três anos de idade, se posicionaram em frente ao palanque e eram só entusiasmo. Quando o Projeto Patrulhando a Cidadania da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), em parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal de Segurança, passou na avenida, a euforia e orgulho também transpareceram em suas faces.

Cleidiane sempre vai ao desfile cívico, mas neste ano foi a primeira vez que o filho de 10 anos, Luís Fernando, participou. “Estou muito feliz e muito orgulhosa ao ver um projeto desse que acolhe crianças do bairro. Muito grata a Deus por uma coisa linda dessa. Espero que continue assim, pois muitas crianças são carentes de um projeto como esse”, disse a moradora do condomínio popular Lagoa Azul, em Campinhos.

Após desfilar, o patrulheiro mirim se juntou a família e falou do projeto: “Lá a gente aprende a marchar e outras coisas. Eu gosto de jogar futebol, brincar com os meninos. Lá também é bom”.

Posteriormente aos militares, desfilaram as outras alas cujos integrantes representavam a sociedade civil, a exemplo do Clube de Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do 7° Dia; do Grupo da Terceira Idade do Serviço Social do Comércio (Sesc) e das Lojas Maçônicas de Vitória da Conquista.

Também passaram pela Avenida, servidores municipais, alunos de escolas municipais e estaduais, fanfarras e o Grito dos Excluídos. O desfile foi finalizado com o Projeto Cidade Unida, que reuniu várias igrejas evangélicas da cidade com o objetivo de orar pelo município.


Curta e Compartilhe.


Leia Também